Gramado comemora Dia da Hortênsia com o plantio de 100 mil mudas

0
559


Eternizada em milhares de imagens ao redor do mundo, seja em cartões-postais, recordações de viagens ou mesmo reais, fixadas nos quintais das residências, a hortênsia considerada flor símbolo de Gramado e região está ganhando um merecido resgate da Administração Municipal. A Prefeitura de Gramado, por meio do Horto Municipal Oscar Knorr, iniciou o plantio de 100 mil mudas de hortênsias.

A flor possui tamanha importância e representatividade que o dia 7 de julho é considerado o Dia da Hortênsia. Para comemorar a data, estudantes das escolas da rede municipal realizaram o plantio de hortênsias nas proximidades das instituições de ensino. Para celebrar e acompanhar a ação desenvolvida entre a Secretaria da Agricultura e Secretaria da Educação, o prefeito, Nestor Tissot e o vice-prefeito, Luia Barbacovi realizaram algumas visitas e contribuíram no plantio.

O prefeito Nestor Tissot destaca a importância da valorização no resgate cultural proporcionado pelo plantio das hortênsias. “Fomos por muito tempo conhecidos como ‘Gramado, Jardim das Hortênsias’, a flor foi responsável por impulsionar o turismo regional, nacional e internacional, justamente por isso entendemos a necessidade de resgatar as belas imagens que os jardins de hortênsias proporcionam aos moradores e visitantes”, disse. A hortênsia é considerada uma das características que motivaram o desenvolvimento do turismo em Gramado.

O plantio de hortênsias iniciou na Linha Bonita Alemã. Na localidade, segundo o secretário interino de Agricultura, Rafael Ronsoni, foram cerca de três quilômetros que receberam mudas da flor. Nesta quarta-feira (07) iniciou o plantio na Serra Grande. “Estamos plantando, mas gostaríamos da ajuda da comunidade. Primeiro não destruindo as mudas plantadas, e segundo, que havendo espaço em suas residências também realize o plantio das hortênsias. Estamos distribuindo gratuitamente as mudas”, frisa.

A Prefeitura de Gramado está disponibilizando gratuitamente mudas de hortênsias para a população. A retirada ocorre em quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h, no Horto Municipal Oscar Knorr, localizado na rua Josias Martinho, número 380, bairro Moura. “Teremos um resultado final da ação que estamos realizando agora ao longo dos próximos meses e anos. Nossa expectativa é que teremos novamente lindas paisagens de hortênsias muito em breve”, explica Márcio Pottratz, coordenador do horto.

Hortênsias e Gramado: Gramado: Jardim das Hortênsias

Em 1940 – Oscar Knorr adquire as terras em Gramado, transformando-as, na época, numa bela propriedade rodeada por bosques e flores;

Em 1958 – 1º Festa da Hortênsia. E o sucesso alcançado com a festa apresentou ao Rio Grande do Sul, o município, destinado ao sucesso turístico que o tempo nos confirma até hoje. Desde então, Gramado leva junto ao seu brasão e sua bandeira a hortênsia como símbolo de embelezamento da paisagem e cuidado para com a cidade;

Por volta de 1960 – Iniciado o trabalho de execução do plano de plantio de mais de um milhão de pés de hortênsias à margem dos caminhos, ruas e rodovias de Gramado orientado por Oscar Knorr cognominado de “Rei das Hortênsias”;

Em 1961 – Criada a Lei Municipal 101/1961 que institui o nome turístico de Gramado: “Gramado, Jardim das Hortênsias”;

Em 1983 – Criada a Lei Municipal 697/1983 que estabelece o dia 21/06 de cada ano, como dia oficial da Hortênsia;

Desde 1986 – Gramado integra a Região das Hortênsias, polo turístico do Rio Grande do Sul que abrange, também, os municípios de Nova Petrópolis, Canela e São Francisco de Paula;

Em 1990 – Aprovada a Lei Municipal 977/1990 que altera o artigo 1.º da Lei 697/1983, indicando o dia 07/07 como dia oficial da Hortênsia.