Gramado contra o Covid-19: duas mil pessoas são abordadas, 12 termos de descumprimento confeccionados e 44 estabelecimentos visitados

0
2333


A Prefeitura de Gramado montou uma verdadeira força-tarefa de combate e disseminação do coronavírus. Com o apoio do 1º Batalhão de Policiamento em áreas Turísticas (1ºBPAT), fiscais concursados da Administração, Grupo Força Tarefa Serra Gaúcha e Polícia Rodoviária Estadual (PRE), entre a quinta-feira (03) e o domingo (06), foram abordadas mais de 2 mil pessoas sobre a necessidade do uso da máscara, além de 12 termos confeccionados do descumprimento das regras de distanciamento social e 44 estabelecimentos comerciais foram visitados pelos agentes.

De acordo com a Vigilância Sanitária vários restaurantes tiveram que se adequar as normas sanitárias por permitir que mais de cinco pessoas ocupassem as mesas. Já em locais abertos, como pontos turísticos, os agentes tiveram que orientar as pessoas sobre a necessidade de manter o distanciamento e evitar aglomerações. Outra preocupação dos fiscais foi a descoberta de casos confirmados de coronavírus em hóspedes de um hotel. A gerência, funcionários e os visitantes do local foram orientados sobre os cuidados e da necessidade de manter isolamento quando da suspeita e confirmação de contaminação.

Além de todas as ações a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde e Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual, Associação Cristã de Moços (ACM) e Força Tarefa Serra Gaúcha, realizou barreiras sanitárias, das 10h às 16h, nos acessos ao município. Durante o período, foram feitas abordagens educativas e orientativas, distribuição de máscaras e aferição de temperatura nos ocupantes dos automóveis. As ações serão repetidas no próximo final de semana.