Gramado celebra Dia da Cultura com atrações no Lago Joaquina Rita Bier

0
1828


O próximo sábado, dia 24, reserva atrações especiais para a comunidade e para os visitantes de Gramado. A cidade comemora o Dia da Cultura Gramadense, um evento criado especialmente para aproximar pessoas, famílias, artistas e artesãos, valorizando o espaço público e a identidade cultural do município. A partir das 9 horas, o Lago Joaquina Rita Bier recebe diversas atividades, como meditação, dança, esportes, exposição de arte, além de vários shows.

O Dia da Cultura Gramadense é estabelecido por Lei Municipal como sendo o dia 31 de março, porém, as comemorações foram antecipadas em função de, este ano, a data coincidir com o feriado de Páscoa. O evento é organizado pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Cultura.

“O Dia da Cultura Gramadense é todos os dias. Porém, elegemos esta data para comemoração com o intuito de reunir uma boa parte de nossos artistas e espectadores culturais. Assim, podemos fortalecer essa união através dessa palavra tão bonita que é cultura”, ressalta o titular da pasta, Allan John Lino.

A Secretaria da Saúde também estará presente com feira de adoção de animais e a Secretaria de Esporte e Lazer ofertará aula de ginástica. Promovendo um “Paradouro Bem Estar”, o jornal Bem-Estar é parceiro com atividades de yoga, aula de dança e meditação para os participantes.

A mateira Capitão Rodrigo disponibilizará água quente para o preparo de chimarrão pelo público presente. A Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo – AMAE promoverá um brechó, das 9h às 18h. As peças custarão até R$ 30.

Para conferir a programação completa acesse a página oficial da Secretaria da Cultura (facebook.com/secretariadaculturadegramado). Em caso de chuva, o evento será realizado no dia 7 de abril.

AS ATRAÇÕES

Aula de Zumba

Raquel Calistro Haack, professora desde 2014 no Centro Municipal de Cultura, está à frente da aula de zumba, a partir das 9h.

Lady Loucura

A banda é de gênero Folk e Country, se destacando de forma visual e sonora com o emprego de instrumentos poucos usuais, como banjo, bandolim, contrabaixo clássico e washboard. São 12 anos de trabalho e um repertório impecável que alegrará ainda mais o Dia da Cultura Gramadense, a partir das 16h.

Juliano Bolfe

Músico gramadense e grande compositor, também é atração do próximo sábado. Premiado em festivais e com um timbre de voz diferenciado, Bolfe traz ao evento músicas autorais presentes em seu CD “Desencilhar” e grandes clássicos da música gaúcha. O show terá início às 17h.

Orquestra de Violões

Fundada no ano de 2011, a orquestra tem como objetivo estimular a prática da música através do violão entre os alunos gramadenses. São 16 músicos que esperam o público, às 12h30min, com muita alegria para este dia tão especial.

Troca de Livros

Com o intuito de incentivar a leitura e compartilhar experiências, a Biblioteca Pública Municipal Cyro Martins promoverá um “Troca-troca de livros”. Traga o livro que você já leu e troque por uma leitura nova.

Tango Latino América

Formado por Nauro Charão e Roger Coicev, o espetáculo “Tango Latino América” traz clássicos do tango de estância e músicas latino-americanas através do clássico do bandoneon, flauta transversal e saxofone tenor. A apresentação será às 10h.

Meditação

Lenora Santos é Master Coach e especialista em Gestão de Pessoas, além de ter diversos cursos complementares e muita experiência no mundo empresarial. No ano de 2017, iniciou práticas de meditação gratuitas para a comunidade no Centro Municipal de Cultura com o Grupo OM, contribuindo para a saúde física e mental das pessoas. O seu trabalho poderá ser visto de perto a partir das 10h.

Artesanato

As Associações de Artesãos Musiarte, Elisabeth Rosenfelth, Casa das Artes, Várias Artes e entidade CRERH estarão expondo e vendendo seus produtos para toda a comunidade.

Associação Jiu Jitsu Gramado

A Associação Jiu Jitsu estará com um treino aberto para toda a comunidade, às 15h. A Associação desenvolve seus trabalhos desde 2012, com a missão de fomentar o Jiu Jitsu em Gramado, gerando um efeito multiplicador que ajude a formar cidadãos melhores para a cidade.

Food Trucks durante o dia todo

Ice Truck – Sorvetes, milkshakes, açaís e banana split

Artesanale churros – Churros gourmet

Confraria do espetinho – Espetinho, churrasco na caixa e hambúrguer campeiro

Altenbruck cervejaria – Cervejas artesanais