Gramado Casa Show traz tecnologia e inovação

0
597
O Gramado Casa Show segue até o dia 02 de junho, na Rua Coberta. Foto Cleiton Thiele/SerraPress.


Já pensou em como seria prático apagar as luzes da sala com um toque no celular? Ou quem sabe apertar um botão para abrir prateleiras e armários? E ainda reunir a família para assistir ao seu filme preferido em um sofá que se movimenta como uma cadeira de cinema 4D? Quando se fala em soluções tecnológicas, a produção dos móveis sob medida não fica para trás. São sistemas de portas de elevação, dobradiças e extensões que garantem mais que praticidade: levam modernidade, personalidade e as tendências de todo o mundo para dentro de casa.

O que há de mais avançado no ramo pode ser conferido na 14ª edição do Gramado Casa Show, que ocorre até 2 de junho. Nos estandes montados na Rua Coberta ou nas lojas das empresas que integram a mostra, tecnologias trazidas de diversos países complementam a tradição gramadense na fabricação do móvel sob medida e são uma opção confiável para quem gosta de inovar. Uma das novidades é o sistema de iluminação touch screen. Um toque na madeira do móvel, sem qualquer interruptor, acende as luzes de todo o ambiente, o que é possível por um sensor de presença alemão instalado na estrutura.

Já as tomadas têm visores que mostram a voltagem e o consumo de energia do aparelho conectado nelas. Para aqueles que preferem um ambiente clean, a funcionalidade volta a ocupar o primeiro plano. Diversas tecnologias de movimento permitem infinitas possibilidades para móveis sem puxadores. Gavetas podem ter incorporadas um sistema austríaco elétrico que permite abri-las e fechá-las apenas com um leve toque com a mão, quadril ou joelho. O abrir e fechar armários nunca mais será o mesmo, com portas de elevação acionadas com o apertar de um botão. O que se vê, por fora, é apenas a madeira nobre ou laqueada.

Outra tecnologia permite que, sem precisar se levantar do sofá, por exemplo, pode-se acender luzes, abrir e fechar cortinas e até emergir um bar de uma bancada utilizando apenas um aplicativo instalado no celular, que aciona os mecanismos da infraestrutura via WiFi.

Já para o banheiro, os espelhos trazem touch screen para funções de desembaçador, luz quente ou luz fria, e sistema de música via bluetooth, que se conecta ao celular e faz com que o som seja propagado pelo próprio espelho. Todas essas opções são ofertadas pela Farm Home Marcenaria Design. “Elas levam mais que praticidade, mas também personalidade. Ao longo dos anos, muitos segmentos avançaram quando se fala em tecnologia e atender a essa exigência de mercado foi o que nos motivou a buscar soluções em outros países ou estados”, explica Mauro Marques, sócio proprietário da empresa.

Inicialmente de forma mais tímida, aos poucos, as novidades vão conquistando cada vez mais adeptos. Nos últimos cinco anos, elas deram força ao segmento e ganham a aprovação dos clientes. “É um público que busca inovação e praticidade, que está mais ambientado com a tecnologia. Nossa empresa está sempre atenta ao mercado para levar modernidade aos ambientes sob medida”, explica o gerente da Masotti Móveis, Everton Manéa. Para atender a esse novo perfil, a empresa oferece sistemas elétricos ou mecânicos acionados com um toque, sensores de led, tecnologia touch screen e sofás reclináveis e retráteis acionados com tecla sensível ao toque.

Quando se fala em modernização, os acessórios em metal não ficam de fora. A mesma tecnologia de alto padrão usada nos móveis é vista em torneiras e misturadores com botões touch screen apresentadas pela Bracci no Gramado Casa Show. Por um visor da peça em metal, é possível ligar, desligar, controlar o nível de temperatura e o fluxo de água, deixando qualquer ambiente com ar high-tech.

Sofá 4D combina massagem, inclinação e vibração de áudio

Vem
de Gramado a novidade que transformou a forma de assistir a um filme
na própria sala de estar. O sofá 4D, criado pela empresa Hasam
Móveis, oferece uma experiência semelhante ao que se encontra nos
cinemas de quatro dimensões. Ele combina massageador, encosto
reclinável, assento retrátil (que se estende) e tecnologia áudio
vibe que é capaz de incorporar movimentos acionados pelas vibrações
do home theater. A conexão entre o sofá 4D e o aparelho é
gerenciado através de rede WiFi.

“Os sofás com automação, a famosa ‘poltrona do papai’, ganharam o gosto do público. Por isso criamos o sofá 3D e, mais recentemente, o sofá 4D, acompanhando o avanço das tecnologias para todo o setor”, garante a sócio proprietária da Hasam, Juliana Werpp. A empresa também trabalha no desenvolvimento de móveis com iluminação touch screen, sensor de presença, sistemas de elevação e aplicativos no celular que permitem controlar a automação do ambiente.

Mais que um ambiente sob medida, a realização de um sonho

Com uma pegada clássico-moderna, a proposta da Lustro é inovar, trazer a vanguarda do design mundial que está acontecendo atualmente na moda, na decoração e nas cores. Para a Lustro, o conceito de viver bem está vinculado ao convívio familiar e ao conforto, por isso a empresa trouxe ao Gramado Casa Show aquela que é o coração de qualquer lar: uma cozinha Le Chef Gourmet. Com mais de 40 anos de tradição em móveis, a empresa une experiência e tecnologia na produção de móveis sofisticados e inovadores. “Nossa missão é surpreender, no design, na ergonomia, na funcionalidade; desenvolvendo mobiliário e, consequentemente, ambientes mais conectados com as necessidades de nossos clientes”, destaca o diretor administrativo da empresa, João Luiz Manéa.

Lançada para 2019, a cozinha trazida pela Lustro para a mostra é elegante e funcional, digna de um master chef. Toda em madeira nobre, traz o requinte das peças clássicas com o que há de mais moderno em materiais, ferragens e acabamentos, utilizando mármore e metais em cobre ou rose gold, tendências em cores para este ano. Nas partes internas, divisórias de gavetas permeabilizadas garantem a praticidade e organização. Durante a feira, a Lustro proporciona uma palestra com uma personal organizer para o público. “A casa faz parte da construção das memórias da família. Criamos um ambiente aconchegante de interação, mas com recursos de uma cozinha profissional”, complementa João.

Há cinco anos, a Luhaz Decoratte decidiu se reinventar e, de uma empresa que construía mesas e cadeiras, passou a ser uma organização que aliou a marcenaria de alto padrão com a tecnologia de ponta. Pioneiros no Brasil e no mundo na utilização de máquinas industriais para gravação e corte a laser em madeira, e com um design inspirado em ambientes gourmet, a Luhaz firmou-se no segmento e colhe os frutos de sua autenticidade. “As fábricas não podem ficar paradas. Para buscar o seu lugar no mercado, é preciso ousar e inovar”, afirma o proprietário Marino Fritsch.

Com mesas, cadeiras e móveis em diversas linhas – como contemporânea, country e sommelier – além de biombos, quadros e objetos decorativos, a empresa se diferencia ainda por focar em um público às vezes ignorado quando se fala em decoração, o masculino. “Nossa identidade é inspirada nos ambientes de bar e botecos, com um toque rústico e ao mesmo tempo elegante que agrada a esse cliente”, finaliza. Provando que a marcenaria é mesmo a raiz da organização, um dos produtos mais comercializados no estande do Gramado Casa Show são as gamelas, feitas a mão por Marino, que tem como hobby confeccionar objetos de decoração manualmente. Fáceis de carregar na mala, viraram opção de lembrança ou presente, e já foram levadas por turistas da França e Canadá que visitaram o estande.

Design, qualidade e inovação. É sob esses três pilares que, pela primeira vez no Gramado Casa Show, a empresa Bracci apresenta um novo conceito em metal. Com uma linha de torneiras, misturadores, toalheiros, chuveiros e acessórios para cozinha e banheiro, a Bracci aposta no design italiano de peças estudadas em cada detalhe para garantir acabamento de qualidade e funcionalidade de última geração. Fundada em 2014, a organização já é conhecida no Brasil por levar renovação e elegância a um segmento tradicional. Na mostra na Rua Coberta, ela é o complemento que faltava aos móveis de alto padrão.

“Era um mercado que sentia a necessidade de acessórios modernos, com mais requinte, inspirados em um design internacional. Nosso objetivo aqui é apresentar à comunidade da cidade, visitantes e profissionais da área os nossos produtos e seus diferenciais, já que as peças são feitas em PVD, tecnologia de alto padrão que garante maior durabilidade, impedindo que elas escureçam”, garante o diretor da empresa, Josué Neumann Spengler. Os diferenciais também são percebidos nas cores das peças: dourado, preto fosco, envelhecido, aço escovado e a tendência do momento, o rose gold, além do tradicional cromado, atendem aos clientes mais exigentes e que se preocupam com os mínimos detalhes.