Gramado, Canela e Região terão nova tecnologia para melhorias na saúde

0
3861
O equipamento tem a capacidade de processar 400 exames ao mês, incluindo aqueles com uso de contraste. Foto: Divulgação.


A região de Gramado, Canela e municípios vizinhos contam agora com uma tecnologia de última geração para a realização de exames com ressonância magnética.

O equipamento, nomeado Ressonância Nuclear Magnética Signa Explorer, da General Eletric, 1,5 Tesla, foi adquirido pela Intelimagem Medicina Diagnóstica. Com unidades em Gramado e Canela, a clínica passa a oferecer exames de rotina básica e avançada de ressonância magnética, com o diferencial de possuir recursos que garantem maior precisão dos resultados.

O equipamento de Ressonância Nuclear Magnética é o primeiro deste modelo na região das Hortênsias, que abrange também as cidades de Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e municípios do Vale do Paranhana. O equipamento tem a capacidade de processar 400 exames ao mês, incluindo aqueles com uso de contraste a base de gadolínio macrocíclico, o tipo mais seguro disponível no mercado. Para disponibilizar o serviço à comunidade, serão firmados convênios com as prefeituras de Gramado e Canela. O investimento para a compra do aparelho e nas instalações foi de aproximadamente R$ 4 milhões.

“Este investimento torna a Intelimagem a única da região a oferecer exame de ressonância de alto campo, com técnicas e recursos que beneficiam pacientes na prevenção e tratamento de diversas doenças. Com alto campo magnético de 1,5T, o novo equipamento é o melhor para a rotina clínica, possibilitando que a maior parte dos exames seja realizada em curto espaço de tempo, iguais ou menores a 20 minutos, aumentando assim o conforto do paciente”, afirma Dr. Guilherme Hohgraefe Neto, médio radiologista e sócio da Intelimagem. Segundo ele, houve investimento na unidade de Gramado, junto ao Recreio Gramadense, dimensionada tecnicamente para receber o equipamento e a operação de ressonância magnética, além de treinamentos para técnicos em radiologia, equipe de enfermagem, equipe administrativa, e para a própria comunidade.

Os cursos foram realizados nas unidades da clínica, junto ao Recreio Gramadense e contou com a participação das equipes da Intelimagem, bem como equipes de enfermagem dos hospitais de Gramado, Canela, o Corpo de Bombeiros e na SAMU.

“O equipamento de Ressonância Nuclear Magnética de alto campo permite a realização de técnicas avançadas de imagens, dentre as quais exames cerebrais, próstata, de mama, espectroscopia, tractografia, pesquisa de endometriose e estudo de lesões hepáticas”, comenta Hohgraefe. “A qualidade de imagem permite ainda identificar com precisão estruturas anatômicas reduzidas, o que é muito importante no planejamento terapêutico, sobretudo em estudos ortopédicos”, completa. Além da Ressonância Nuclear Magnética Signa Explorer, outros métodos continuam sendo oferecidos normalmente na clínica, tais como: Tomografia Multislice, Radiologia Geral, Ecografias, Ecodoppler, Mamografia Digital, Densitometria Óssea, Biópsias, Punções e Colonoscopia Virtual, entre outros. Desde 2002 no mercado, a Intelimagem busca tecnologias inovadoras e radiologia digital que possibilitem acesso a laudos e imagens de alta precisão para médicos e pacientes.

Unidades Intelimagem

GRAMADO (Unidade Hospital São Miguel):

Rua Madre Verônica, 396 (Anexo ao Hospital São Miguel)

Centro – 95670-000

Segunda a Sexta-feira das 7h30min às 12h e 13 às 17h50min

Sábado das 9h às 11h30min

GRAMADO (Unidade Recreio Gramadense):

Rua Garibaldi, 328 (Anexo ao Recreio Gramadense)

Centro – 95670-000

Segunda a Sexta-feira, das 7h30min às 18h

CANELA (Unidade Centro):

Rua Felisberto Soares, 187

Centro – 95680-000

Segunda a Sexta-feira, das 7h30min às 12h e 13h30min às 18h

CANELA (Unidade Hospital de Canela):

Rua Visconde de Mauá, 1251 (Anexo ao Hospital de Caridade de Canela)

Centro – 95680-000