Gramado: aplicação da primeira dose contra a Covid-19 é interrompida novamente por falta de vacinas

0
484
Foto: Prefeitura de Gramado.


A vacinação contra a Covid-19 foi interrompida em Gramado nesta quinta-feira (05), por falta de doses. Segundo a Secretaria da Saúde, a imunização só será retomada quando a cidade receber uma nova remessa de vacinas. Na tarde de ontem (04), profissionais da saúde aplicaram as doses disponíveis referentes a primeira aplicação em pessoas com 34 anos ou mais.

Conforme a secretaria, a cidade não está recebendo doses suficientes para a ampliar a faixa etária do público-alvo de vacinação. Gramado recebeu, segundo a Secretaria da Saúde, 680 doses nesta quarta-feira e todas as doses recebidas foram aplicadas em menos de três horas. A imunização ocorreu em dois locais, no Expogramado e no Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho, da Várzea Grande.

Prefeitura segue aplicação da segunda dose

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, segue aplicando a segunda dose da vacina contra o coronavírus. A aplicação ocorre no Expogramado, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia, e no Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho, na Várzea Grande, das 7h30 às 11h30. É necessário apresentar o comprovante de vacinação da primeira dose.

Vacinação em gestantes, puérperas e adolescentes

Seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), a Secretaria da Saúde continua imunizando gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto) e adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou gestantes. A aplicação da primeira dose ocorre sempre às terças-feiras, das 9h às 12h, no Expogramado.

Para receber o imunizante, é preciso apresentar CPF, documento com foto, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou comprovante de residência. A Secretaria da Saúde lembra que, é necessário observar os seguintes pré-requisitos para receber a dose: não ter feito nenhuma vacina nos últimos 14 dias, não ter tido Covid-19 nos últimos 30 dias, não apresentar sintomas gripais, não ter tido sintomas nos últimos 15 dias, e não pode ter tido contato com suspeita e confirmação de coronavírus.

Gestantes e puérperas

A Secretaria da Saúde orienta que, não há necessidade de apresentar autorização médica, mas havendo dúvidas, procure orientação do profissional responsável pelo acompanhamento gestacional.

Adolescentes

Para receber a vacina, além do documento de identidade, os adolescentes terão que apresentar um comprovante da comorbidade (receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico, etc) e comprovante de residência em Gramado (poderá ser no nome dos pais ou responsáveis). Também é possível apresentar uma Declaração de Condições de Saúde para Vacinação Contra Covid-19 disponível no link https://bit.ly/3hX71Rw, afirmando que o adolescente possui alguma das comorbidades, assinada pelos pais ou responsáveis.