Gramado 65 anos: almoço na Linha Nova relembra a origem da cidade

0
563
Prefeito e a homenageada Elvira Benetti. Foto: Carlos Borges.


Dentro da programação do aniversário de 65 anos da Emancipação Política de Gramado, foi realizado um almoço no sábado, 14, na Sociedade Ipiranga, na Linha Nova. O evento teve como objetivo marcar “Onde Gramado Começou”.

Durante a cerimônia, o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) ressaltou a importância que a localidade tem para a história da cidade.

“Aqui é a semeadura de Gramado. A Linha Nova sempre foi uma localidade importantíssima de Gramado em toda sua história. Não só por ter sido o primeiro sítio que centralizou o Distrito de Taquara, mas também pela sua produção, pela sua cultura e por este povo maravilhoso que reside aqui e que traz para Gramado as melhores lembranças da sua história e de seu desenvolvimento”, enfatizou.

O vice-prefeito Evandro Moschem (MDB) também falou sobre a essência de Gramado.

“É muito bom estarmos onde Gramado começou. Quando a gente quer ver a essência, a alma gramadense, a gente tem que vir para o Interior. Conhecer nossas colônias, conversar com nossos agricultores, homens e mulheres do nosso Interior”, disse.

Representando a comunidade da Linha Nova, José Luiz Marcon, destacou que o aniversário da cidade é importante para que as pessoas lembrem e valorizem as primeiras pessoas da comunidade.

“Este momento é importante para que nós possamos lembrar, lá atrás como tudo começou, quando as primeiras pessoas vieram a nossa comunidade. O fato da gente recuperar toda a história, buscar os dados, faz como que a gente se arrepie e comece a lembrar e dar mais importância de como foi a vida das primeiras pessoas que vieram para nossa comunidade. Eles foram os grandes responsáveis pelo que aconteceu na nossa história. Sem eles não teríamos o que temos hoje aqui”, concluiu.

HOMENAGEM

Elvira Benetti, moradora da Linha Nova, que completou no mesmo dia do aniversário de Gramado (15 de dezembro), 65 anos de idade, recebeu do prefeito um buquê de flores. Juntos, eles fizeram o descerramento da placa que simboliza a inauguração em homenagem do provo gramadense à Linha Nova, com apresentação do coral Circolo Trentino,

Após a solenidade, os convidados foram ao salão da Sociedade Independente onde foi servido uma almoço tradicional.