Funcionários públicos recebem capacitação sobre ajardinamento

0
734
O técnico agrícola Giovane Dapper ministra os cursos. Foto: Milena Dalarosa.


Buscando capacitar os funcionários públicos do Horto Municipal de Gramado para atuação em ajardinamento, teve início na última sexta-feira (31) um curso de aperfeiçoamento para jardineiros e operários da Secretaria da Agricultura e da empresa terceirizada. Ao todo, 15 funcionários participam da capacitação, promovida pela Comissão Permanente de Gestão da Qualidade (CPGQ) com a parceria da Secretaria da Agricultura.

No total, serão 15 encontros, ministrados pelo coordenador de projetos, produção e ajardinamento do Horto, Márcio Pottratz, pelo técnico agrícola, Giovane Dapper e pela acadêmica do curso de Agronomia, Pâmela Ferst. As aulas ocorrerão nas sextas-feiras, até 21 de dezembro, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Gramado.

Os participantes aprenderão sobre conceitos básicos de jardinagem, tipos de ferramentas e de plantas e suas aplicações, preparação do solo e adubação, preparação e montagem de vasos e floreiras, plantio e implantação de croqui de melhorias no jardim, implantação e manutenção de gramados e produção de plantas ornamentais.

“Os conteúdos que apresentaremos durante a capacitação são de extrema importância para realizaçação dos trabalhos práticos. Aqui os servidores aprenderão desde a produção das mudas até o seu plantio e manutenção. O curso visa melhorar ainda mais a logística e a qualidade na prestação dos serviços e o aprimoramento dos servidores enquanto profissionais”, destaca Márcio Pottratz.

O curso faz parte do Projeto de Valorização ao Servidor Público Municipal, que prevê um ciclo de palestras constantes com diferentes temas para o aperfeiçoamento das equipes. Estas palestras tem o objetivo de portunizar momentos de reflexão, capacitação, desenvolvimento, interação, descontração, cultura, aprendizagem, troca de saberes, valorização e entrosamento para os servidores públicos municipais de Gramado. O programa iniciou em abril deste ano e segue até 2019. Os palestrantes são voluntários ou até mesmo são os próprios servidores especializados em alguma área.