Formatura do PROERD contou com a participação de 210 alunos

0
2168
Brigada Militar realizou na noite de quarta-feira a formatura do PROERD. Foto: BM/Gramado.


Na noite de quarta-feira, 4 de julho, a Brigada Militar de Gramado realizou a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, deste primeiro semestre de 2018.

Os encontros do PROERD são ministrados pelo Sargento Jorge Scaglia e a Soldado Talita Raaber, com a participação de 210 alunos dos 5º anos das escolas: Moses Bezzi, Nossa Senhora da Pompéia, Nossa Senhora de Fátima, Vicente Casagrande, Presidente Vargas, Ramos Pacheco, Pedro Zucolotto e Cenecista Vinconde de Mauá.

O PROERD é desenvolvido por um Policial Militar fardado, de forma voluntária, que recebe formação específica para o desenvolvimento do programa em escolas. Este conta ainda com a presença constante da professora em sala de aula, bem como, o apoio integral dos pais dos alunos.

Os encontros são compostos por dez lições, que abordam temas como: Maneiras de dizer não as ofertas de drogas, Abuso e uso das drogas, Autoestima, Influência dos meios de comunicação, Alternativas para não usar drogas, Pressão dos companheiros, Consequências do uso das drogas lícitas e ilícitas, Maneiras de se lidar com as tensões do dia-a-dia e Formas de evitar a violência, além de Noções de cidadania e segurança pessoal.

Trata-se de combater o consumo de drogas através da educação. O PROERD mostra para as crianças e os adolescentes um caminho mais seguro, principalmente para saber tomar decisão e dizer não. A participação da PROERD na vida dessas pessoas contribui para que a comunidade se sinta mais segura e diante disso, alunos, pais, professores e diretores compartilhem com maior entusiasmo do esforço da Brigada Militar em transformar as escolas em centros de referência da comunidade para o fortalecimento da cidadania e combate às drogas e à violência.

O programa já é realizado em Gramado desde o ano de 2003. No segundo semestre de 2018 o trabalho segue e pretende formar um numero semelhante de novos alunos.