Formadas as comissões para a eleição de diretores das Escolas

0
1244
Reunião tratou das atividades a serem desempenhadas pelos representantes das comissões. Foto: Carlos Borges.


As primeiras ações acerca das eleições indiretas de diretores para a formação de lista tríplice foram realizadas na última quarta-feira (7), no Teatro Elisabeth Rosenfeld, na Câmara de Vereadores. Na ocasião, foram formadas e empossadas as comissões organizadora e escolares. O papel desses grupos é auxiliar a Secretaria da Educação nos processos das eleições.

A reunião teve como principal meta repassar aos representantes as atividades a serem desempenhadas por eles durante esse período até as eleições, que ocorrem no dia 23 de março. Os membros das comissões devem, principalmente, auxiliar na divulgação e dar o suporte necessário os candidatos, sanando dúvidas e questionamentos e atuando como mesa eleitoral no dia das eleições.

A comissão municipal ficou composta pela secretária da Educação, Gilça Silva; advogada pública Eriane Fogaça, representando o Procuradoria Municipal; a representante da Secretaria da Educação, Luciane Portulan; a representante de pais no Conselho Municipal da Educação, Roselaine Klemann e a vice-presidente do Conselho de Educação, Susana Foss.

A partir deste ano, a comunidade escolar de Gramado ganha maior participação no processo de escolha de diretores das escolas municipais. A eleição ainda será por meio de lista tríplice, mas muda o número mínimo de estudantes matriculados nos educandários para a realização do processo democrático: dos atuais mais de 100 alunos para mais de 50 alunos. Assim, em apenas quatro escolas a escolha do diretor será realizada por indicação direta do prefeito, sem a formulação da lista tríplice. Outra mudança significativa é que a escolha do diretor, a partir da lista tríplice, se dará pela melhor proposta de projeto pedagógico para a escola.