Força Tarefa Serra ministra capacitação para gestores de escolas municipais

0
878
Equipe do Força Tarefa Serra ministrou o treinamento. Foto: Renata Garcia.


Com o intuito de conscientizar e preparar as equipes escolares, a Secretaria da Educação em parceria com a equipe do Força Tarefa Serra realizou na última quarta-feira (18), uma capacitação com os novos gestores das escolas municipais. A equipe diretiva presente pode aprender na prática sobre procedimentos de primeiros socorros. A iniciativa dá início ao projeto Educando para a Cidadania, que visa levar até os educandários ações práticas para o desenvolvimento de melhores cidadãos.

Na oportunidade, a equipe pode esclarecer dúvidas e expôr as situações recorrentes nas escolas, como paradas cardiorrespiratórias, engasgos, crises convulsivas e desmaios foram alguns dos tópicos pontuados durante a capacitação.

Posteriormente, os demais profissionais das escolas receberão o Projeto Tarefinha Legal, que busca treinar alunos de 8 a 14 anos, na prevenção aos acidentes e situações que possam provocar riscos a vida. Esse suporte tem o intuito de manutenção dos seus sinais vitais e a preservação da vida, além de evitar o agravamento de lesões, até que uma equipe especializada possa transportá-la ao hospital e oferecer um tratamento adequado.

O secretário adjunto da pasta, Gelson Oliveira, conta da importância de projetos como esses na educação municipal, pois mais do que educar para o mercado de trabalho, busca-se pessoas completas, capazes de conviver socialmente de maneira crítica e positiva. “A formação cidadã não é uma coisa espontânea, algo que é uma obra de muitas mãos. Pensando neste fazer é que queremos desenvolver ações ao longo deste ano oferecendo formações, oficinas nas mais diversas áreas e com diversos temas para comunidade escolar”, finaliza.