Fogo Simbólico da Pátria chegou em Canela nesta segunda

0
463
Um dos símbolos da Semana da Pátria foi conduzido pelas principais ruas da cidade. Foto: Eduardo Idalino.


O Fogo Simbólico da Pátria chegou a Canela no final da tarde de ontem (19). Trazido pela Liga da Defesa Nacional (LDN) do Rio Grande do Sul, um dos símbolos da Semana da Pátria foi conduzido pelas principais ruas da cidade e recepcionado em cerimônia junto a Prefeitura Municipal.

A centelha do Fogo Simbólico foi trazida a Canela pela comitiva da LDN, representada pelo diretor de patrimônio Nelson Prestes. O grupo foi recepcionado junto a Avenida Cônego João Marchesi e acompanhado pelos estudantes do projeto de atletismo da Escola Municipal João Alfredo, coordenados pelas professoras Josi Bolf, e também pela Brigada Militar de Canela, percorrendo algumas ruas da cidade, até chegar a Prefeitura, onde foi feita a cerimônia.

“Esta corrida do Fogo Simbólico aconteceu pela primeira vez no Brasil em 1937, quando a chama foi de Viamão a Porto Alegre. Este ano, percorrerá cerca de 12 mil quilômetros, passando por 150 municípios. É nossa forma de contribuir para robustecer o patriotismo e incentivar o amor à pátria”, disse o diretor Nelson Prestes.

O prefeito em exercício Gilberto Cezar destacou que o maior valor de um país está em seu povo. “Que nosso país consiga superar seus desafios com união e paz”, comentou.

A 82º Corrida Fogo Simbólico da Pátria
A corrida do Fogo Simbólico acontece tradicionalmente há 82 anos no Rio Grande do Sul. Neste ano, o tema nacional é a Bandeira do Brasil, e o tema regional é o Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório, que completa 50 anos em 2019. O evento é organizado pela Liga da Defesa Nacional (LDN).

A LDN foi criada em 1916 pelo poeta e jornalista Olavo Bilac e está presente em todo o Brasil. Tem a finalidade de fortalecer o patriotismo e desenvolver o civismo entre os brasileiros.

A Corrida do Fogo Simbólico da Pátria foi criada em 1937 pelos gaúchos, e a primeira corrida foi de Viamão a Porto Alegre. Todos os anos, percorre o Estado levando a chama a diversos municípios gaúchos. Este ano, teve origem no Parque Histórico General Osório, que homenageia o militar patrono da cavalaria do Exército.

Semana da Pátria em Canela

A abertura da Semana da pátria acontece dia 2 de setembro, às 9h, em frente a Prefeitura. O Desfile Cívico acontece no dia 7 de setembro, a partir das 13h45, com a cerimônia de abertura na Praça João Corrêa. O desfile inicia às 14h, na rua Felisberto Soares e Avenida Osvaldo Aranha.

Em caso de chuva no dia 7, a atividade será dia 8, persistindo o mau tempo acontece dia 14 de setembro.