Finalistas do Concurso Melhor Chef são definidos

0
1067
O concurso é organizado pelo Senac em conjunto com a Gramadotur e a Abrasel – Hortênsias. Foto: Cleiton Thiele/SerraPress.


Três chefs da região das Hortênsias foram selecionados no último sábado para disputarem a final do Concurso Melhor Chef do 10º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado que começa nesta quinta-feira, 6 de setembro.

Alexsander Thomaz Canaparro, Jardel de Souza Costa e Manoel de Oliveira foram os melhores colocados entre os 12 participantes na seleção que aconteceu no último sábado, 1º de setembro, na cozinha do Senac, em Gramado. Agora eles se preparam para executar mais uma vez seus pratos na grande final dia 8 de setembro na Cozinha Experimental do Senac na Rua Coberta.

Formado pelas chefs Roberta Rech e Natalia Tussi e pela colunista de gastronomia Liane Weber, o júri levou em conta o tema do concurso “O mar chegou a mesa. Brasil, Uruguai e seus pescados’’.

“Avaliar os doze pratos participantes do concurso não foi tarefa fácil! Cada um revelou a experiência, o estilo e a alma de cada cozinheiro. Doze interpretações completamente distintas do tema proposto. Um festival de sabores e cores incríveis! Estão todos de parabéns! Escolhemos os três que melhor harmonizaram os ingredientes dentro do tema do concurso, as técnicas de preparação e a apresentação dos pratos, deixando o gostinho de quero mais!”, avaliou Liane.

Organizado pelo Senac em conjunto com a Gramadotur e a Abrasel – Hortênsias, o Concurso Melhor Chef é a oportunidade para profissionais da gastronomia da região mostrarem seu trabalho. “A cada ano o nível dos competidores aumenta, este ano tivemos ótimos chefs e pratos maravilhosos, infelizmente só podemos selecionar os três melhores que irão participar da final. O concurso é um dos grandes momentos do Festival e é de extrema importância, pois valoriza nossos chefs e a gastronomia dos países homenageados dando oportunidade de eles se destacarem e crescerem na profissão”, explica Daniela Barbosa, diretora do Senac Gramado.

No dia 8 de setembro, os finalistas terão 1 hora para executar mais uma vez o prato para os jurados. Os três recebem premiação e o grande vencedor leva para casa o troféu Concha de Cristal (produzido pela Cristais de Gramado) e uma seleção especial de prêmios incluindo um jogo de panelas Oxford.

Chefs e pratos selecionados (sem ordem de colocação):

Jardel de Souza Costa, do restaurante San Tao
Prato: Paella à Baiana

Alexsander Thomaz Canaparro, do restaurante La Caceria
Prato: Mil Ojos

Manoel de Oliveira, do restaurante La Braise
Prato: Textura de Merluza