
No último domingo, dia 15 de outubro, encerrou a 9° Edição do Festival de Cultura e Gastronomia com um excelente público. O evento registrou um aumento de 155% nas vendas em comparação a última edição – nos 10 dias de evento. As atrações culturais, as oficinas da Cozinha Experimental, o encontro inédito de enólogos de Mendoza, os chefs das principais Bodegas, o circuito de rua de gastronomia com os restaurantes gramadenses, vinhos e cerveja artesanal, formaram o cenário perfeito para uma edição histórica.
“O Festival foi um sucesso, conseguimos ter a felicidade de um domingo de muito sol para que as pessoas pudessem aproveitar todas as atividades e provar ainda mais da nossa gastronomia misturada com a gastronomia argentina. Tivemos um crescimento muito importante nas vendas das comidas de rua, vinhos e das cervejas e uma programação cultural que uniu todos e integrou as duas culturas. A parceria com a Argentina foi sem dúvida um dos motivos de sucesso – mostramos para os turistas e gramadenses um pouco da cultura argentina através da gastronomia, dos vinhos, do bate-papo com os chefs e enólogos – além de mostrarmos todo o potencial de Gramado para os argentinos”, destacou Josiano Schmitt, Presidente do Conselho da Gramadotur.
Os Festins

Os Festins – jantares harmonizados com vinhos e assinados pelos chefs Matías Aldasoro (Vinícola Zuccardi/ Mendoza), no Bouquet Garni e Santiago Maestre (Casal Vigil/ Vinícola El Enemigo/Mendoza), no Nonno Mio – repetiram o sucesso da primeira semana e tiveram ingressos esgotados e demostraram a integração das técnicas e ingredientes das duas culturas tema do evento.
O ponto alto da programação cultural foi a apresentação do músico Ivan Lins – responsável pelo show de encerramento. Ivan reviveu no palco seus principais sucessos e cantou junto do público que lotou e em coro acompanhou todas as canções. Ivan Lins ainda disse, entusiasmado, que Gramado é sua cidade favorita.
Público e a cozinha experimental

A Cozinha Experimental foi palco de grandes encontros – como as degustações técnicas e palestras com Matías Michelini e Juan Pablo Michelini – os dois comandam as renomadas bodegas Zorzal e Superuco. A Zozal, com apenas três anos de história, já teve um de seus rótulos premiados, como o de Melhor Malbec pelo Argentina Wines Awards 2010. O Público pode acompanhar, conhecer as histórias, processos e experimentar diferentes rótulos das marcas.
Ainda, uma mesa redonda para tratar das similaridades entre vinhos argentinos e brasileiros criando uma identidade latino-americana entre as marcas, reuniu enólogos nacionais e argentinos.
As oficinas realizadas em parceria com o SENAC Gramado e UCS da Região das Hortênsias teve turmas lotadas e o público conferiu de perto diferentes receitas.
Melhor Chef

O Concurso Melhor Chef – uma promoção do Senac, premiando o melhor chef do evento, contou com três finalistas e consagrou o chef Cassiano Melo como bicampeão, com o prato Bife ancho com caramelo de alho. Entre os jurados o casal Masterchef Taise Spolti e Valter Herzmann.