Festival de Cultura e Gastronomia: Primeiro final de semana supera números do evento em 2017

0
1146
Gramadenses e turistas lotaram a Rua Coberta no sábado e prestigiaram a programação do Festival. Foto: Laura Silveira.


O primeiro fim de semana do 10º Festival de Cultura e Gastrronomia de Gramado que começou na última quinta-feira, dia 6 de setembro, já superou os números de todo o evento em 2017. O feriado de 7 de setembro e as temperaturas agradáveis em pleno inverno levaram para Gramado um grande público e um movimento comemorado pela organização do evento.

“Nos primeiros dias do Festival tivemos as mesmas vendas do ano passado inteiro”, comemorou Alberto Ecker, executivo da Abrasel – Hortênsias, uma das instituições organizadoras do evento ao lado da Gramadotur.

Os shows musicais foram uma atração à parte, lotando os dois palcos instaladas na Rua Pedro Benetti e na Rua Coberta. Jazz, rock, world music, tango e música brasileira animaram a programação cultural do evento que irá oferecer um total de 50 shows musicais até o final da edição. Um dos destaques foi o show da tradicional banda de country porto-alegrense The Travellers no sábado à noite levantando o público do festival. O artista plástico urguaio Walter Blanco também foi uma das grandes atrações culturais do fim de semana pintando ao vivo com a trilha sonora do DJ Juan Pablo Clavería um reprodução da tradicional escultura Los Dedos de Punta del Este.

Três dos seis festins da programação aconteceram neste primeiro fim de semana. A chef María Elena Marfetan, do restaurante Lo de Tere, de Punta del Este, comandou o jantar do restaurante Josephina. “Fui muito bem recebida. Conheci Gramado há muitos anos quando era criança, mas nunca tinha vindo no Festival. Tive um ótimo momento aqui”, afirmou a chef que antes de voltar para o Uruguai ainda preparou alguns chivitos na estação de rua do Josephina.

A partir de quarta-feira (12), as atividades do festival serão retomadas depois de uma pausa nesta segunda e terça-feiras com 20 restaurantes nas estações de comida de rua, sete cervejarias artesanais e oito bodegas uruguaias e importadoras de vinhos. Nos dias 13, 14 e 15 de setembro acontecem os últimos festins com chefs convidados de Punta del Este que irão preparar um menu especial harmonizado com vinhos uruguaios incluindo entrada, prato principal, segundo prato e sobremesa.

Também nesta quarta-feira, a Cozinha Experimental coordenada pelo Senac retoma suas atividades com oficinas dos mais variados temas ligados à gastronomia, todas gratuitas.