
Os alunos do Educavídeo foram as grandes estrelas da primeira noite do 45º Festival de Cinema de Gramado. A projeção de dois curtas metragens produzidos pelos 42 alunos que frequentam as oficinas de audiovisual oferecidas na rede municipal de ensino abriu a programação da festa da sétima arte.
Pela primeira vez na história do projeto, que existe há seis anos, o Educavídeo exibiu uma produção de média-metragem intitulada “Para Você”. “Foi um desafio que os próprios estudantes se propuseram. Eles sentiram que estavam preparados para rodar um filme mais longo”, explica o coordenador do projeto, Leonardo Peixoto.
Familiares dos estudantes, imprensa, convidados, artistas e autoridades nacionais e municipais foram os espectadores da sessão que foi realizada no Palácio dos Festivais na noite de quinta-feira, 17 de agosto. Na mostra do Educavídeo, cada um dos futuros talentos do audiovisual foi agraciado com uma estatueta do Kikito em miniatura feita de madeira.
Anúncio de investimento no projeto

A sessão de gala do Educavídeo ficou completa com o anúncio do anfitrião do festival, o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT). “Meninada querida está chegando à Gramado mais de R$ 560 mil em equipamentos de primeira linha pra cinema, já está embarcando no Rio de Janeiro. A execução deste programa desperte muitos talentos, uma gama imensa de cineastas, este é o meu grande desejo. Que tenhamos todos um grande festival”, destacou Fedoca.
O presidente da Gramadotur, Edson Néspolo parabenizou todos os alunos e professores envolvidos no projeto. “Se eu estou feliz, imagino a alegria dos alunos do Educavídeo. Estou encantado nessa primeira noite em podermos fazer esta distinção com os alunos. Crianças parabéns pelo trabalho de vocês,” disse Nespolo.
Educavídeo é semente para escola de cinema

Para a secretária municipal de Educação Gilça Silva, o projeto é um motivo de orgulho para Gramado. “Quem acompanha o trabalho que está sendo feito no Educavídeo sabe do orgulho que devemos ter dessas crianças. E isso que estamos sentindo nessa noite. Temos que agradecer muito aos professores e ao pessoal da área técnica” “Uma colega me disse hoje para não falar mais do Educavídeo como um projeto, mas sim como uma escola de cinema, e é isso que vamos começar, uma escola de cinema junto a Universidade Aberta que já é uma realidade em Gramado,” revelou Gilça.
O próximo desafio dos alunos do Educavídeo já tem data para iniciar: em setembro começam as rodagens do documentário sobre a Corrida pela Vida, cuja trajetória de auxílio e projeção do Instituto do Câncer Infantil será retratada pelos estudantes do projeto. Toda a produção será dos alunos, desde a pesquisa histórica, roteiro, produção e direção.
Equipamentos do Ministério da Cultura
A Prefeitura de Gramado e o Ministério da Cultura (MinC), firmararm cooperação técnica que vai destinar equipamentos no valor de 500 mil reais para uso dos alunos do Educavídeo. Gramado é a segunda cidade brasileira a receber os equipamentos, que integrarão o Núcleo de Produção Digital do MinC na cidade.
O pacote inclui a aquisição de câmeras, lentes, cartões de memória, tripés, cases para proteção e transporte do equipamento, refletores, microfones, gravadores, softwares de edição, computadores e caixas de som. “A técnica das produções será incomparável a partir desse acordo técnico, pois são equipamentos de qualidade muito superior”, celebra Leonardo Peixoto, coordenador do Educavídeo. Será mais um passo na caminhada firme que o projeto faz rumo à profissionalização.
Programa garantido por decreto municipal
O Educavídeo nasceu em 2011 como laboratório experimental e hoje é um programa assegurado por decreto municipal. No horizonte futuro, está a criação de uma faculdade de cinema, antigo sonho da comunidade de Gramado. “Ao longo desses anos o projeto se desenvolveu e se aperfeiçoou na proporção do volume e das aspirações de seus alunos: atualmente, não apenas ensina os jovens cineastas, mas também investe em oficinas para qualificar o corpo docente”, completa a secretária de Educação de Gramado, Gilça Silva.
As oficinas de técnicas de audiovisual, são frequentadas por estudantes entre 12 e 17 anos de escolas públicas do município.
Sinopses dos filmes produzidos pelo Educavídeo:
“Para sempre você” (26min)
Os encontros e desencontros do casal Fernando e Helena
“O roubo do livro” (04min)
Um livro da professora some
“Será que o amor sempre vence?” (04min)
As dificuldades e obstáculos de um jovem casal apaixonado.