Festival de Bonecos de Canela reuniu cerca de 13 mil pessoas

0
1360
O Desfile ocorreu com a participação de bonequeiros, bonecos e público. Foto: ©sergioazevedophotos 2018.


Canela vive dias mágicos desde a última quinta-feira, com a 30ª edição do Festival Internacional de Teatro Bonecos. A criatividade, irreverência, alegria, e o colorido dos bonecos manipulados por artistas bonequeiros que dão vida a suas criações de esponja, de madeira, de sombra, manipulados por cabos, por fios, por mãos mágicas que encantam o público do Festival, que até o final de domingo, ultrapassou cerca de 13 mil pessoas.

O desfile dos bonecos, um dos momentos mais esperados do evento, ocorreu com a participação de bonequeiros, bonecos e público, numa animada integração, que iniciou em frente a Catedral de Pedra e se deslocou até a Praça João Corrêa, seguido pela  Banda Marcial da Escola Neusa Mari Pacheco

O Festival de Canela é ponto de encontro, de troca de ideias e experiências,  de apresentações para público adulto e infantil, mostrando as mais diversas técnicas de manipulação, com bonecos dos mais variados materiais e que, a cada ano, mostra-se mais resistente. A Presidente da Fundação Cultural Glenda Viezzer comenta que “esta edição festiva, sem cobrança de ingresso, concentrando todos os espetáculos na Praça, foi um presente para o público. Na dificuldade, sempre aparecem as melhores ideias: estávamos sem espaços para os espetáculos e a alternativa foi fazer na Praça, uma acertada decisão.”

Nesta edição a organização prestigiou ainda mais os bonequeiros da região, que se somaram a outros gaúchos e aos internacionais:  Philip Huber , dos Estados Unidos; Valéria Guglietti, da Espanha; e,  o argentino Sérgio Mercúrio.

A edição de 2019 já tem data definida: 17 a 20 de outubro.

O Festival de Bonecos de Canela é uma realização da Fundação Cultural de Canela, com apresentação da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, patrocínio da Prefeitura Municipal de Canela e apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais.