Festival Boas Ideias promoveu um dia repleto de atividades em Gramado

1
1213
Prefeito Fedoca, Flávio Presser, Jussara Kalil, Rousaura Heurich, Allan John Lino, Eduardo Carvalho, Neocir Zorzo e representantes das entidades apoiadoras. Foto: Laura Silveira.


Com a temática “Água Segura = Vida Saudável-Reservatórios Limpos, Água Protegida”, a ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) com o apoio de diversas instituições municipais e estaduais, além de organizações não governamentais do RS, com patrocínio da CORSAN e apoio da Prefeitura de Gramado, promoveu durante este sábado (30), a abertura da 24ª Semana Interamericana e 27ª Semana Estadual da Água.

O evento iniciou às 9h com a Trupe Kombinação de Canela, onde bonecos faziam malabares e palhaçaria. Logo após aconteceu uma aula de Ioga Terapêutico com Tiele Vasconcelos.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o Prefeito de Gramado João Alberto de Castilhos Bertolucci, o Diretor Presidente da Corsan Flávio Ferreira Presser, a Presidente da ABES-RS Jussara Kalil e também a Secretária do Meio Ambiente de Gramado, Rosaura Heurich, o Secretário Municipal da Cultura de Gramado Allan John Lino, o Diretor de Operações da Corsan Eduardo Carvalho e o Chefe da US da Corsan de Gramado Neocir Zorzo.

A Presidente da ABES-RS Jussara Kalil levantou que o projeto tem como objetivo promover a preservação e os cuidados com a água. “Para que a gente tenha uma água de qualidade no recurso hídrico é necessário cuidar para que esta água chegue com qualidade , é preciso zelar pela água depois que é tratada”, explica Jussara. Ela parabenizou a Prefeitura de Gramado pelas atividades que vem desenvolvendo e agradeceu a todas as entidades que estão participando desta campanha.

O Diretor Presidente da Corsan, Flavio Ferreira Presser iniciou o discurso afirmando que todas as pessoas têm que ter acesso a água, pois é um bem público. Explicou também que água segura é aquela que não está contaminada com bactérias e produtos tóxicos. “A participação social é extremamente importante para melhorar nossos serviços. Escolhemos Gramado para fazer a abertura deste evento pela importância ambiental que tem para o Estado, achamos que a cidade esta ligada ao objetivo desta campanha”, expõe o Presidente.

O Prefeito João Alberto de Castilhos Bertolucci relatou que há uma grande preocupação do Executivo com a questão sustentável em Gramado e desejou que esse evento faça crescer a consciência das pessoas em relação a preservação e cuidado que deve-se ter com a água. “Temos a honra de festejar a semana da água”, declara Fedoca.

O que aconteceu no Boas Ideias

Durante o dia o Boas Ideias promoveu encontros na Praça Silvia Zorzanello, no entorno do Centro Municipal de Cultura, com atividades de cultura, sustentabilidade e bem-estar, dentre elas, aula de dança para a melhor idade, jiu jitsu para crianças, apresentações teatrais e música instrumental.

O Festival também trouxe rodas de conversa sobre temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e um seminário sobre “Águas e Mudanças Climáticas”. Entre os painelistas estava o professor do Projeto Antártica, Francisco Aquino, um dos maiores especialistas gaúchos em eventos climáticos de impacto.

Houve também coleta de lixo eletrônico e óleo de cozinha, água quente e erva-mate fornecidos pela Corsan e pela Escola do Mate do Parque Gaúcho, sacolas ecológicas do Gramado Viva, doação de mudas e outras ações que aconteceram até o final da tarde desta sábado (30). A orquestra sinfônica de Gramado encerrou a abertura.

A aula de ioga terapêutica foi ministrada por Tiele Vasconcelos. Foto: Laura Silveira.
Escola do Mate do Parque Gaúcho, assessoras e o diretor geral do ProSinos, Oscar Escher. Foto: Laura Silveira
Aconteceu antes da cerimônia de abertura uma aula de dança para terceira idade. Foto: Laura Silveira.

 

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.