Festa da Colônia de Gramado recebe homenagem da Câmara de Vereadores

0
437
14_10_2021_30FestadaColonia2021_Entrega de Mocao Honrosa da Camara de Vereadores em Comemoracao aos 30 anos da Festa. Foto Cleiton Thiele/SerraPress


O Poder Legislativo de Gramado formalizou a entrega de uma Moção de Aplausos pela passagem de 35 edições da Festa da Colônia. A proposição foi uma iniciativa da vereadora Rosi Ecker Schmitt e entregue na noite desta quinta-feira, dia 14, no palco principal do evento no Expogramado. Para a vereadora, “o evento vem se transformando todo ano e mudando sempre para melhor. Os agricultores são os protagonistas. Eles são a nossa Festa”, disse ela. Para a Presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk, realizar a Festa da Colônia é algo muito especial. “Um evento que gostamos demais, tratamos com muito carinho e atenção que nossos colonos merecem, desejamos sempre vida longa à Festa da Colônia”, disse a dirigente da Autarquia e Secretária de Turismo de Gramado. O vereador Professor Daniel, presidente do Legislativo, salientou que “precisamos reverenciar quem está fazendo os bolinhos, as jantas, quem está expondo os seus produtos. Não podemos olhar para o interior como um lugar ultrapassado” destacou. Já o Prefeito Nestor Tissot disse na solenidade que, “estes incentivos que estamos realizando ao setor rural e de agroindústrias fazem com que as pessoas se motivem. A retomada dos eventos também é fundamental, especialmente com eventos que temos tanto carinho como a Festa da Colônia”, relatou o Prefeito.

História da Festa da Colônia

A história do evento iniciou em 1985, após uma conversa do então prefeito na época, Pedro Bertolucci, com o Engenheiro Noré Frota Michalski. A primeira edição aconteceu naquele mesmo ano, no pavilhão da Prefeitura de Gramado, com cerca de 100 pessoas. Depois de um período, passou a ocorrer na Praça Major Nicoletti, e, em seguida, na Praça das Etnias. Em uma única edição, também esteve no Lago Joaquina Rita Bier. Após 2011, fixou-se no Complexo Expogramado.

Entre os anos de 1985 e 2010, a Festa da Colônia acontecia por meio de comissões. No entanto, após 2013, a Gramadotur tornou-se a gestora do evento. Hoje o encontro envolve aproximadamente 230 famílias (diretas e indiretamente) – com nove grupos nos fornos. Além disso, há 22 espaços nas feiras das agroindústrias, sete biers e duas cozinhas. Os jogos de bocha e cartas, bem como o Desfile de Carretas, tradicionais nas últimas edições da Festa, não estão acontecendo este ano em função dos protocolos de biossegurança.