Felinos do Gramadozoo passam por exames

0
958
Foto: Halder Ramos


Os felinos do Gramadozoo passaram por uma bateria de exames neste sábado e domingo. Onças-pintadas, onça-preta e pumas estão sendo submetidas a endoscopia, ultrassonografia, ecocardiografia, coleta de sangue e limpeza dos dentes.

Segundo o veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, o check up nos animais é realizado anualmente. “O objetivo dos exames periódicos é a prevenção. Com o check up de saúde, garantimos o bem-estar dos animais aqui no zoo e prolongamos a longevidade deles”, afirma.

Além de técnicos do Gramadozoo, estão participando dos exames especialistas e residentes do curso de Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal de Santa Maria e o ultrassonografista Marcelo Cunha. Os especialistas da UFSM são responsáveis pelos exames de endoscopia.

Enquanto os animais estão passando pelos procedimentos, as imagens são transmitidas ao vivo em televisores espalhados pelo parque. “Nossa equipe de educação ambiental passa informações aos visitantes sobre a importância de conservação dessas espécies”, diz Stadler