Feira do Livro: Estimativa de 75 mil visitantes nesta edição

0
1250
No total, 80 atrações integram a programação do evento em 2018. Foto: Carlos Borges.


Inserir a comunidade no universo da literatura, aproximando pessoas e escritores, é a proposta da 22ª Feira do Livro de Gramado, que iniciou hoje (15), na Rua Coberta. Em seus 10 dias de programação, a Feira espera receber 75 mil pessoas, que poderão prestigiar 80 atividades e atrações que incluem sessões de autógrafos, oficinas, contação de histórias e espetáculos teatrais. Também 16 bancas de livros trarão literatura para todos os públicos.

A abertura oficial ocorrerá às 15h de sexta, no palco cultural da Rua Coberta, e contará com a presença do prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, do vice-prefeito Evandro Moschem, do secretário de Cultura, Allan John Lino, e do patrono do evento, o fotógrafo Leonid Streliaev.

As atividades da Feira, porém, iniciam ainda de manhã, às 9h, com a oficina “Brinquedos com Garrafa Pet” e a apresentação e autógrafos do livro “A Turma da Castanheira e o Velho Aventureiro” com a escritora gramadense Cláudia Kellermann, seguida de socializações literárias, oficina de leitura de E-books, apresentação de atividades do projeto Sapeca e apresentação de Flash Mob.

Para o final de semana, a Feira do Livro traz uma programação para todos os gostos. No cenário musical, Roger Coicev e Nauro Charão protagonizam o espetáculo “Tango Latino America”, às 18h30min do sábado (16). No domingo, a Banda Lady Loucura e a Jazz Mix têm apresentações às 11h30min e às 18h30mon, respectivamente. Também integram a agenda do final de semana o Grupo Vivarte, Flash Mob com o Faces Produções e Grupo de Danças Gaúchas – CGT Herança de Barros de Cassal.

A Feira do Livro é organizada pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Cultura e conta com o patrocínio do Banrisul, parceria master do SESC Gramado e como parceiros UCS – Região das Hortênsias, UNOPAR, Shopping da Construção Gramado, Hortênsias – Água Mineral Natural, Gottschalk – Floricultura e Paisagismo, Restaurante Bella Gramado, Sinoscar, Villa Bertti, Sindmóbil, Restaurante Linha Bella, Pousada Xixo Escultura, Restaurante Pouso Novo, Matería Capitão Rodrigo, Bazar e Papelaria Arco-Íris e Gramadotur.

Alcy Cheuche comemora os 50 anos do livro O Gato e a Revolução

No sábado (16), os escritores Alcy Cheuiche e Ariane Severo estarão presentes na Feira do Livro de Gramado. Às 17h30min, ocorre o bate-papo e sessão de autógrafos em comemoração aos 50 anos da 1ª edição do livro O Gato e a Revolução, do escritor Alcy Cheuiche. Lançado em 1967, o romance teve sua primeira edição recolhida pela ditadura militar, e o seu autor, Alcy Cheuiche, foi processado. Passados 50 anos, o livro é relançado em 3ª edição, pela AGE Editora. A obra é uma sátira ao regime autoritário.

Alcy Cheuiche dedica-se principalmente ao romance histórico, tendo retratado personagens e fatos da maior relevância na História do Brasil, como Santos Dumont, João Cândido, o Almirante Negro, Sepé Tiaraju, Bento Gonçalves, Garibaldi e Anita, Getúlio Vargas, Otávio Correa, o herói civil dos Dezoito do Forte de Copacabana, e muitos outros. Conquistou importantes prêmios literários e culturais em sua vida, como Ilha de Laytano, Açorianos, Medalha do Mérito Santos Dumont, Medalha Simões Lopes Neto e o Troféu Guri.

Às 11h30min, haverá o lançamento da coletânea Tudo em Movimento da Oficina Literária de Ariane Severo. A escritora e psicanalista também lança seu primeiro romance – Nina: desvendando Chernobyl (Editora AGE, 159 páginas) – que tem como pano de fundo o acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido há 32 anos na Ucrânia. No mesmo dia, às 15h, Ariane participa de um bate-papo com Renata Wolf, autora de do livro Fim de Festa.

Feira do Livro de Gramado: atrações para todos os gostos

Ações descentralizadas – Ocorrerão no Centro Municipal de Cultura, na Biblioteca Pública Cyro Martins e nas escolas da Rede de Ensino. Já na de sexta-feira (15), às 14h, haverá a Socialização Literária “Que Horror” e lançamento do livro “Que Horror – 5 histórias de arrepiar!” com a Escritora Marô Barbieri, no Centro Municipal de Cultura da Várzea Grande, com alunos de séries finais. Também haverá a Oficina “Leitura de E-books” com professor Milton Mânica – do Programa UCS Sênior Campus das Hortênsias, na Escola Estadual Caramuru, com os alunos do 1º ano do Ensino Médio, às 10h.

Leonid Streliaev – Aos 68 anos e com 17 livros publicados, o jornalista, fotógrafo e editor de livros de arte Leonid Streliaev é o patrono da 22ª Feira do Livro de Gramado. Leonid, que já fotografou para a Veja, Exame, O Estado de São Paulo e O Globo, escolheu Gramado para residir há 12 anos, montar sua própria editora e desenvolver seus principais projetos profissionais e constituir família. Entre suas obras, está o livro “Gramado Brasil” (com imagens dele e textos de Luis Fernando Verissimo). As participações do patrono contam com bate-papo, sessão de autógrafos e saídas de campo para fotografar. Ele marcará presença na abertura da Feira, na sexta-feira, e no domingo (17), às 12h30min, ocorrerá o primeiro bate-papo e sessão de autógrafos na Sala do Patrono, na Rua Coberta.

Participação de escritores – Durante a Feira do Livro, diversos escritores participarão de lançamentos de livros, bate-papos, sessão de autógrafos, oficinas e socializações literárias. Entre eles, Marô Barbieri com a Socialização Literária “Que Horror” e o lançamento do livro “Que Horror – 5 histórias de arrepiar!”, Alcy Cheuiche com lançamento de livros individuais da sua Oficina Literária e bate-papo e sessão de autógrafos em comemoração aos 50 anos da 1ª edição do livro “O Gato e a Revolução”, Ariane Severo com o lançamento da coletânea “Tudo em Movimento”, Wilson Wagner Barbosa com bate-papo e sessão de autógrafos “Amor autoconsciente”, Renata Wolff com bate-papo e sessão de autógrafos “Fim de Festa”, Simone Grohs com bate-papo e sessão de autógrafos “Vencendo a Preguiça” e “Máxima Performance nos Estudos”, entre outros.

Espetáculos teatrais e musicais – Apresentações culturais que contarão com a presença do Grupo Vivarte, Grupo Só Rindo, Cia Lisi Berti, Faces Produções, Grupo Pura Energia, Rodrigo Bach nos espetáculos teatrais, danças e flash mob. Já as apresentações musicais ficarão por conta de Roger Coicev, Nauro Charão, Banda Lady Loucura, Jazz Mix, Coral UCS Sênior – Campus das Hortênsias, Quinteto de Sopros Austro, Laerte Hungentobler, Deivid Wallauer, Johanna Martins, Travelling Souls Duo, Grupo Bocalis, Orquestra de Violões de Gramado e Orquestra Sinfônica de Gramado.

SERVIÇO

22ª Feira do Livro de Gramado

Quando: 15 a 24 de junho

Horário: Segunda a sexta-feira das 9h às 20h, e sábados e domingos das 10h às 21h

Local: Rua Coberta – com atividades descentralizadas no Centro de Cultura da Várzea Grande, Biblioteca Pública Cyro Martins e escolas da rede de ensino.

Todas as atividades são oferecidas gratuitamente.

Confira a programação deste final de semana

Atividades Permanentes: Maquiagem Artística Infantil com Faces Produções.

Dia 15 de junho de 2018 – Sexta-feira

Horário: 9h

Atividade: Oficina “Brinquedos com Garrafa Pet “– Apresentação e Autógrafos do livro “A Turma da Castanheira e o Velho Aventureiro” com a escritora Cláudia Kellermann

Local: Sala de Oficinas

Indicação: 4º ou 5º ano

Horário: 9h30min

Atividade: Socialização Literária “Que Horror” e lançamento do livro “Que Horror – 5 histórias de arrepiar!” com a Escritora Marô Barbieri

Local: Palco Cultural – Rua Coberta

Indicação: Livre

Horário: 10h

Atividade: Oficina “Leitura de E-books” com professor Milton Mânica – do Programa UCS Sênior Campus das Hortênsias

Local: Escola Estadual Caramuru

Indicação: 1º Ano Ensino Médio

Horário: 14h

Atividade: Apresentação das Atividades do SAPECA com lançamento do livro “A Cadeira Contadeira” de Jacira Fagundes

Local: Sala de Oficinas

Indicação: Livre

Horário: 14h

Atividade: Socialização Literária “Que Horror” e lançamento do livro “Que Horror – 5 histórias de arrepiar!” com a Escritora Marô Barbieri

Local: Centro de Cultura da Várzea Grande

Indicação: Series Finais

Horário: 14h45min

Atividade: Flash Mob “Palavra em Movimento” com Faces Produções

Local: Rua Coberta

Indicação: Livre

Horário: 15h

Atividade: Abertura Oficial da 22ª Feira do Livro de Gramado – com a participação do patrono Leonid Streliaev e Apresentação “Travelling Souls Duo” com Ástrid e Leandro Godoi

Local: Palco Cultural – Rua Coberta

Indicação: Livre

Horário: 18h

Atividade:Apresentação Musical com Laerte Hungentobler

Local: Palco Cultural – Rua Coberta

Indicação: Livre

Dia 16 de junho de 2018 – Sábado

Horário: 10h às 12h

Atividade: Oficina “Recreação e Atividades Lúdicas” com alunos do curso de Educação Física Licenciatura da UNOPAR

Local: Rua Coberta

Indicação: Livre

Horário: 11h30min

Atividade: Lançamento da coletânea “Tudo em Movimento” da Oficina Literária Ariane Severo e dos Livros Individuais da Oficina Literária Alcy Cheuiche

Local: Palco Cultural – Rua Coberta

Indicação: Livre

Horário: 12h45min

Atividade: Flash Mob “Palavra em Movimento” com Faces Produções

Local: Rua Coberta

Indicação: Livre

Horário: 13h

Atividade: Bate-papo e Sessão de Autógrafos “Amor autoconsciente” com escritor e palestrante e terapeuta Wilson Wagner Barbosa

Local: Espaço do Escritor

Indicação: Livre

Horário: 14h

Atividade: Apresentação Artística com Grupo Vivarte

Local: Palco Cultural – Rua Coberta

Indicação: Livre

Horário: 15h

Atividade: Bate-papo e Sessão de Autógrafos “Fim de Festa” com Renata Wolff

Local: Espaço do Escritor

Indicação: Livre

Horário: 16h

Atividade: Apresentação Artística – Teatro de Bonecos “Gaúchos” com Grupo Só Rindo

Local: Palco Cultural – Rua Coberta

Indicação: Livre

Horário: 17h30min

Atividade: Bate-papo e Sessão de Autógrafos em comemoração aos 50 anos da 1ª edição do livro “O Gato e a Revolução” com Alcy Cheuiche

Local: Espaço do Escritor

Indicação: Livre

Horário: 18h30min

Atividade: Apresentação Musical – Tango Latino America com Roger Coicev e Nauro Charão

Local: Palco Cultural – Rua Coberta

Indicação: Livre

Dia 17 de junho de 2018 – Domingo

Horário: 10h30min

Atividade: Mini Sarau Literário “Coletânea de Contos” com Grupo de leitura e criação literária, coordenação Jacira Fagundes

Local: Sala de Oficinas

Indicação: Livre

Horário: 11h30min

Atividade: Apresentação Musical – “Banda Lady Loucura” – Rock Folks

Local: Palco Cultural – Rua Coberta

Indicação: Livre

Horário: 12h30min

Atividade: Bate- papo e Sessão de Autógrafos “Identidade Alinhada à Carreira Profissional” com André Meneghello Coach de Carreira

Local: Espaço do Escritor

Indicação: Livre

Horário: 13h30min

Atividade: Apresentação Artística – Dança Portuguesa

Local: Palco Cultural – Rua Coberta

Indicação: Livre

Horário: 14h

Atividade: Bate-papo e Sessão de Autógrafos “Vencendo a Preguiça” e “Máxima Performance nos Estudos” com Simone Grohs

Local:Espaço do Escritor

Indicação: Livre

Horário: 14h30min

Atividade: “Mais contos com Autores Geminados” – contistas Porto Alegre/Açores

Local: Sala de Oficinas

Indicação: Livre

Horário: 17h

Atividade: Bate- papo e Sessão de Autógrafos “Identidade Alinhada à Carreira Profissional” com André Meneghello Coach de Carreira

Local: Espaço do Escritor

Indicação: Livre

Horário: 17h

Atividade: Apresentação Artística – Dança Portuguesa

Local: Palco Cultural – Rua Coberta

Indicação: Livre

Horário: 18h30min

Atividade: Apresentação Musical – JAZZ MIX

Local: Palco Cultural – Rua Coberta

Indicação: Livre