Fedoca visita Festa da Colônia após retornar de Brasília

0
1473
Vera Augsten e Carolaine Augsten, da Linha Ávila Baixa, produtores de morango e geleias, recebendo o prefeito Fedoca. (Fotos: Carlos Borges)


O prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci (PDT), após sua volta de Brasília nesta sexta-feira, dia 4, visitou a 28ª Festa da Colônia assim que chegou à cidade. Na ocasião, ele conversou com os produtores e a comunidade, e provou os produtos das agroindústrias de Gramado, expostos pelas famílias Burtet, Augsten, Pereira, Marschner, Model, Hörlle, Masotti, Seidler da Rosa, Wagner, Marcon, Ruppenthal, Andreis, Cavichion, Backes, Lazaretti, Weber e Cardoso Pereira, das localidades Moreira, Marcondes, Furna, Tapera, Ávila Baixa, Nova, Morro Agudo, Bonita, Quinze, Ávila Alta, Mato Queimado, Linha Hörlle, Carahá e Serra Grande.

Também visitou o Artesanato Rural, e o Caffé Della Nonna da família Foss, Linha Bonita, e os Fornos, que neste ano estão representados pelas famílias Hermann (São Roque), Eninger e Brezolla (Linha Nova), Gotschalke (Araripe), Berti e Rama (Bonita) e Faiz (Serra Grande). Já nos Bier Platz foi acolhido pelas comunidades da Serra Grande Alemã, Quilombo Alto, Gambelo, São Miguel, Furna, Moreira, Caboclo e Serra Grande.

Fedoca exaltou ao que se deve o sucesso da festa. “Estas pessoas que participam da Festa da Colônia são a alma Gramadense em sua essência. Quando Gramado era somente um vilarejo, algumas das famílias que transformaram a nossa cidade neste lugar reconhecido mundialmente são as mesmas que participam desta festa. Fico realmente muito orgulhoso desta edição”, disse.

Ao visitar o Caffé Della Nonna, o prefeito encontrou o casal Wanderley Forti e Maria Catarina Vigorio Forti, de Capivari, São Paulo. Eles vêm todo ano a Gramado para prestigiar a Festa da Colônia. “Adoramos essa festa e a cidade. A comida é fantástica. E aqui se mantém a tradição, o que não vemos mais em São Paulo. Nossa vontade é de morar aqui”, comentou a esposa.

80 mil visitantes em quatro dias

Segundo estimativas, o evento recebeu cerca de 80 mil pessoas entre sábado e terça-feira passados. Além disso, a Feira Feito em Gramado, que é localizada no pavilhão do Centro de Eventos e ocorre simultaneamente à Festa da Colônia, também recebeu milhares de pessoas desde o início. Os eventos encerram neste domingo, 6 de maio.

Tivemos muita gente visitando o ExpoGramado nestes dias, para prestigiar o nosso interior. A Festa da Colônia é a celebração que realmente traz à tona o espírito de Gramado. E é realmente muito bom ver o sucesso da festa neste ano”, declarou Fedoca.

Os secretários Alexandre Meneguzzo e adjunto Antônio Fávero, da Agricultura, e Julio Dorneles, da Administração, acompanharam as visitas com o prefeito.

Prefeito Fedoca, secretário Alexandre Meneguzzo e adjunto Antônio Fávero, da Agricultura, com as famílias que representam a Associação dos Fornos neste ano na Festa da Colônia.

Auxílio do Programa Gramado Colônia

Vera Augsten, produtora de morango e geleias da Linha Ávila Baixa, contou que tinha ficado fora da festa por muitos anos, mas em 2018 voltou e está com boas expectativas para esse último final de semana. Ela pertence a uma das famílias beneficiadas pelo programa Gramado Colônia criado em 2017 pela Prefeitura, que visa ampliar o auxílio à agricultura familiar e o desenvolvimento da produção rural pela agregação de valor às matérias-primas.

Ao aderirem ao programa, os produtores recebem incentivo para a formalização dos empreendimentos e apoio para divulgação e comercialização dos produtos. O município também tem autorização para custear projeto arquitetônico de regularização ou construção, Plano de Prevenção Contra Incêndio – PPCI e Laudos de Licenciamento Ambiental.

Rui Model é produtor de mel na Linha Marcondes, proprietário da agroindústria Apis Gramado. Ele também ressaltou o auxílio recebido pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, durante o ano. “Já fazem seis anos que participo da Festa da Colônia, mas no ano passado que conseguimos regularizar tudo”, disse.

Fedoca e secretário da Agricultura Alexandre Meneguzzo em visita às cozinhas dos Bier Platz