Fedoca vai a Brasília buscar projetos para Gramado

0
1225
Na Embratur, Fedoca e o secretário adjunto Anderson com o diretor de Gestão Interna, Daniel Rodrigo Vesely, e com Douglas Velasquez, do escritório de representação do RS. Foto: Divulgação.


O projeto Cidade InteliGENTE, o programa EducaVídeo, a divulgação de Gramado a nível nacional e o fomento do turismo estiveram na pauta do prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, durante viagem a Brasília na última semana. De quarta (2) a sexta-feira (4), Fedoca e o secretrário adjunto de Governança, Anderson Boeira, visitaram gabinetes e ministérios buscando diversos projetos para Gramado.

No Ministério da Cultura, o tema foi o programa EducaVídeo e a intenção de transformar Gramado em um polo de cinema. Em reunião do prefeito com a coordenadora do Sistema Nacional de Cultura, Tereza Cristina, e a diretora de Políticas Audiovisuais, Ana Paula Melo Sylvestre, ficou acertada a vinda de técnicos do Centro Técnico Audiovisual do MinC (CTAv), localizado no Rio de Janeiro, para dar treinamento aos alunos do EducaVídeo.

Já no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Fedoca e Anderson apresentaram o programa Gramado Cidade InteliGENTE ao diretor de Inclusão Digital, Américo Tristão Bernardes, e ao coordenador de Sistemas do Departamento de Inclusão Digital, Renan Ricardo Tolentino. O resultado também foi positivo: em junho, diversos profissionais do MCTIC e órgãos federais ligados ao tema virão a Gramado para cooperar com o programa.

O Cidade InteliGENTE também foi apresentado pelos representantes da administração de Gramado em reunião com o Sebrae Nacional, com a participação dos analistas da Unidades de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, José Marcelo Goulart de Miranda, e de Atendimento Setorial Comércio e Serviços, Giovana Gohr Serenato.

“Fomos muito bem recebidos e voltamos com estas duas grandes notícias: as visitas das equipes do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Cultura mostram o quanto nossos projetos são sérios, o quanto estamos comprometidos com a nossa cidade”, avalia Fedoca.

Divulgação de Gramado a nível nacional

A divulgação da cidade a nível nacional e o fomento de ações ligadas ao turismo também foram tema de Fedoca em Brasília. No Ministério do Turismo, o prefeito encontrou-se com o novo ministro, Vinicius Lummertz, estreitando as relações e solicitando apoio aos projetos da cidade cadastrados no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv).

Em visita à Rede Globo, Fedoca presenteou o vice-presidente de relações institucionais da emissora, Paulo Tonet Camargo, com o livro “Gramado”, de Leonid Streliaev, além de chocolates, produto de renome nacional, e um kit de divulgação da cidade.Durante o encontro, o prefeito, além de apresentar os eventos e atrações da cidade, solicitou apoio de Camargo e da Rede Globo na divulgação do município.

Na Embratur, o prefeito e o secretário adjunto Anderson solicitaram apoio na divulgação de Gramado nas feiras e Workshops que o instituto participa. O diretor de gestão interna, Daniel Rodrigo Vesely, comprometeu-se a levar o nome da cidade para a Copa do Mundo da Rússia. O prefeito Fedoca também reuniu-se com o deputado federal Osmar Terra no plenário da Câmara para solicitar apoio aos projetos cadastrados no Mtur.

“O turismo corresponde a 86% da economia da nossa cidade e divulgá-la é parte importante para manter e até aumentar este índice. Temos diversos projetos cadastrados em Brasília que, se aprovados, auxiliarão no fomento do setor”, destacou Fedoca.