Fedoca entrega troféu “Cidade de Gramado” ao cartunista Maurício de Sousa

0
760
Prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), o cartunista Maurício de Sousa e o elenco do filme “Turma da Mônica: Laços”. Foto: Cleiton Thiele


O Troféu Cidade de Gramado foi entregue na noite de quarta-feira, 21, durante o Festival de Cinema pelo prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) ao grande homenageado, o desenhista, cartunista, Maurício de Sousa. 

O criador da turma mais famosa do Brasil, subiu ao palco acompanhado dos atores que deram vida aos seus personagens no cinema, no filme “Turma da Mônica: Laços”, lançado no dia 27 de junho.

“Eu sempre estou no auge da minha carreira. Sempre estou criando uma coisa nova e gostando de fazer aquilo. Não consigo ser infeliz. Estou com 83 anos e ainda tem muita coisa pela frente”, disse Maurício de Sousa. 

Sobre Maurício

O menino de seis anos que achou no lixo o primeiro gibi desbeiçado, velho e lido, mas com historinhas e páginas coloridas, como descreve, se transformou em um dos mais importantes nomes da animação no Brasil. 

Os personagens da Turma da Mônica foram apresentados na televisão a partir da década de 1960 e as histórias completas passaram a ser produzidas 16 anos depois. A partir de 1980, surgem os filmes e vídeos, e a Turma da Mônica ganha o status de primeira série de animação brasileira. Foram muitos os sucessos, como A Princesa e o Robô, Mônica e a Sereia do Rio, As Aventuras da Turma da Mônica, Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo, décimo filme baseado nos personagens das revistas em quadrinhos, com receita superior a R$ 60 milhões, além da série Cinegibi e da série de animação Mônica Toy, no canal do YouTube, que supera a marca de 6 bilhões de visualizações em todo o mundo.