Fedoca conhece projeto para erradicar câncer do colo de útero em Gramado

0
1787
Da esquerda para a direita: secretário da Saúde, João Teixeira, coordenadora de projeto, Viviane Rehmenklau Pacheco, prefeito Fedoca, médico ginecologista Paulo Naud, coordenadora de pesquisa, Rayssa Mello e secretário adjunto de Governança, Anderson Boeira. Foto: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado.


Gramado poderá sediar um projeto pioneiro em todo o Brasil e que se propõe a erradicar o câncer de colo de útero no município. O projeto foi apresentado pelo médico ginecologista Paulo Naud ao prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), nesta segunda-feira, 2 de outubro.

A proposta prevê ações de prevenção e combate ao câncer de colo de útero, eliminando a doença no município em um período de 30 anos. Segundo Naud, que é presidente do Instituto de Prevenção e Combate ao Câncer de Colo de Útero de Porto Alegre, o projeto é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Escolhemos Gramado para apresentar este projeto porque é uma cidade modelo para o Brasil e pela estrutura ambulatorial dos seus postos de saúde. Para ser desenvolvido, é preciso o apoio da administração, por meio de um convênio”, afirmou Naud. O ginecologista estava acompanhado pela coordenadora de pesquisa, Rayssa Mello, e pela  coordenadora de projeto, Viviane Rehmenklau Pacheco.

De acordo com o prefeito Fedoca, o projeto e a proposta para o seu desenvolvimento em Gramado serão analisados. Também estiveram presentes na reunião o secretário da Saúde, João Teixeira (PMDB), e o secretário adjunto de Governança, Anderson Boeira (PMDB).