Fake News

1
1485
Foto: internet.


“Os chefes dos sacerdotes se reuniram com os líderes judeus e fizeram os seus planos. Então deram uma grande quantia de dinheiro aos soldados e ordenaram o seguinte: – Digam que os discípulos dele vieram de noite, quando vocês estavam dormindo, e roubaram o corpo. Se o Governador souber disso, nós vamos convencê-lo de que foi isso mesmo o que aconteceu, e vocês não terão nenhum problema. Os soldados pegaram o dinheiro e fizeram o que os chefes dos sacerdotes tinham mandado. E esse boato se espalhou entre os judeus até o dia de hoje.” Mt 28.12-15

Como se percebe, os boatos, as “fake news” não são novidades dos tempos modernos ou pós modernos! São de longa data. E diria, relacionado ao acontecimento mais extraordinário que alguém pudesse imaginar! Pelo inusitado – ressurreição de um homem após 3 dias morto e sepultado – por certo, a notícia que correu tornou-se plausível e verossímil. Até aos dias de hoje! Em quem acreditar? Nas mulheres que foram até o túmulo vazio e nos discípulos que posteriormente disseram que o viram vivo e com Ele conversaram ou nos soldados comprados pela casta religiosa de então? Seria um delírio coletivo, uma insanidade sem precedentes? Ou seria VERDADE? Em quem você acreditaria? No que você crê?

Bem, sempre se diz que o importante para comprovar um fato/notícia, precisamos ir á(às) fonte(s)! No caso das fake news atuais, em nosso programa SINTONIZE FAMÍLIA do dia 4 de maio, fomos lembrados pelo assessor de imprensa da Prefeitura de Gramado RENATO MARTINS, de que sites como boatos.com, Efarsas e outros nos ajudam a desmascarar a maioria das informações bombásticas (e nem tanto!) que inundam as redes sociais e nossos whatsapp. Fique sempre atento à dica: quando no final o autor (ou pseudo) pede para que você replique a informação, CUIDADO, potencialmente esta notícia é falsa. Não caia neste conto por mais que pareça verdadeiro! Busque as fontes antes de compartilhar algo que poderá lhe trazer um desconforto na descoberta posterior de que tudo não passava de um trote. Tem muita gente lucrando com isto, lembre-se!!

Voltando a nossa história (estória, para alguns!) original, o que diríamos desta notícia sem precedentes. Ou melhor, durante a trajetória do Nazareno, chamado Jesus, também apelidado por uns de Cristo, o prometido, houve um fato (ou boato?) relacionado a um grande amigo e suas irmãs que deixou um público em suspenso! Este amigo havia morrido fazia quatro dias! As irmãs ainda choravam sua morte quando Ele aparece para consolá-las. Mais do que consolo, trás uma palavra ainda mais surpreendente que se confirmará dentro de instantes; Disse Ele: “Por que vocês choram? Quem crê em mim, ainda que morra, viverá!” Ele vai até o túmulo do amigo, manda retirar a pedra e chama-o inusitadamente para fora: Venha Lázaro!! E não é que ele vem! Envolto em faixas, tal múmia rediviva para espanto de todos! Sim, um anúncio do que viria poucos dias depois em Jerusalém, cidade próxima. Este mesmo Jesus ressuscitaria, semelhante ao amigo e diferentemente, pois este segundo, nunca mais morreria, subindo aos céus entre nuvens e em sua condição de Soberano agora, aguardar a multiplicação de seus súditos por toda terra até sua volta derradeira!!

Então, toda esta história é fato ou boato pra você?! Sim, trata-se de algo que requer fé. Não Fé como sinônimo de um salto no escuro sem fundamento racional ou mesmo acientífico! É algo que vai um pouco além da matéria e de sua aparente contradição. A vida terrena tem finitude. Mas se um Deus infinito e eterno em seu amor e poder resolve criar o tempo e o espaço e nele agir por sua própria vontade, quem pode impedir? Sim, precisamos de fé! Mas esta fé se confunde com a realidade de uma intencionalidade revelada no sincronismo, beleza e harmonia da natureza e seus desdobramentos de perfeição, em especial em sua máxima expressão: o ser humano! Olhe para o macro e micro cosmos e chegue às suas conclusões! Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a orbitar a terra disse: “Não há Deus”. Outro astronauta viajou pelo mesmo espaço e só viu a Deus!! Você tem um Deus que só os seus olhos veem!! Como ele é, então?! O meu me amou tanto que deu sua vida por mim. Para mim é fato. Não é boato! O resto… o resto pode ser Fake News!!

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.