Exposição traz como tema a imigração italiana

6
1472
Exposição valoriza as raízes da imigração italiana na região. Foto: Milena Dallarosa.


Em época de Festa da Colônia, o Centro Municipal de Cultura de Gramado traz uma exposição que ressalta a importância da imigração italiana para a construção da identidade cultural do Estado. A mostra fotográfica “Manoel Peterlongo – A Arte e a História” conta a trajetória do imigrante que dá nome à exposição. Após sua chegada ao Brasil, especificamente na cidade de Garibaldi, em meados de 1890, Manoel Peterlongo tinha um sonho: produzir em terras brasileiras vinhos com a mesma qualidade dos feitos na Europa. O imigrante era proveniente da região de Trento.

Na exposição, pode-se conferir a elaboração do primeiro champagne brasileiro, a fundação da Vinícola Peterlongo, sua família e descendentes. A mostra é composta por 28 fotografias e é uma parceria com os Artistas Associados de Garibaldi.

Paralelamente, o Centro Municipal de Cultura recebe outras duas exposições: Adversidade da Minha Arte, de Janice Cumerlatto, e Arte da Casa, de artistas de Gramado. As três exposições ficarão no Centro até o dia 30 deste mês, e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Mais sobre as outras exposições:

– Adversidade da Minha Arte – Janice Cumerlatto

A exposição é uma retrospectiva da carreira de Janice Cumerlatto, que é natural de Gramado e atualmente reside no município de Três Coroas. A artista é autodidata e utiliza várias técnicas, como pintura em óleo sobre tela, espatulado, desenho no grafite, lápis de cor e aquarela. As 23 obras estão dispostas no salão lateral do Centro Municipal de Cultura, sendo elas pinturas em tela e desenhos.

– Arte da Casa

Com o objetivo de valorizar os artistas de Gramado, estão sendo expostos os 12 ovos decorados que embelezaram a Rua Coberta durante a Páscoa em Gramado.

6 COMENTÁRIOS

  1. Just desire to say your article is as astounding.

    The clarity in your post is just spectacular and i can assume you’re an expert on this subject.

    Well with your permission allow me to grab your feed to keep updated with
    forthcoming post. Thanks a million and please keep up the enjoyable work.

Comments are closed.