Exporevestir 2020

0
1071


A Expo Revestir, que aconteceu em São Paulo, pode ser considerada como o evento mais importante do segmento de acabamentos da América Latina. Durante quatro dias de realização, de 10 a 13 de Março, a feira apresentou tendências, lançamentos e inspirações do setor, além de conectar profissionais e impulsionar os negócios.

Este ano a Expo Revestir completou 18 anos, e contou com um público de 55 mil pessoas, entre revendedores de materiais de construção, arquitetos, designers de interiores e empresários da construção civil. Foram mais de 200 expositores que apresentaram as suas coleções e novidades.

A feira tem entrada gratuita, sendo os primeiros dois dias voltados aos negócios e profissionais da área da arquitetura e decoração e o último dia é aberta ao público geral. É o paraíso para os profissionais da área com inúmeros lançamentos de cerâmicas, porcelanatos, metais sanitários, cubas, mdfs entre outros.

Foram muitas informações recebidas durante o evento, então destaco aqui os pontos que chamaram minha atenção neste ano;

Inspiração;

A Natureza “invadiu” a Expo Revestir, servindo como fonte de inspiração para a criação e desenvolvimentos das coleções de grandes marcas, e locais paradisíacos como as ilhas Fiji e Nadi também foram o tema para uma linha de revestimentos cerâmicos.

Este ano a Portinari (@ceramicaportinari) que é uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos do país, inovou e trouxe uma coleção com papel de parede, que faz parte da coleção Nuances da Natureza.

Composta por quatro módulos e totalizando a metragem de 10,60mx 2,90 permite diversas combinações. A coleção também apresenta diversos revestimentos cerâmicos para o piso e paredes foi assinada pela Arquiteta Juliana Medeiros.

A Amazônia e Mata Atlântica foram o cenário de alguns espaços, onde exploravam a exuberância da sua fauna e flora, com muitas cores e energia.

A cultura brasileira também teve o seu destaque e foram representadas por Iemanjá, o samba e diversas praias que banham a costa brasileira como Jericoacoara, Joaquina e Maragogi, nossos paraísos naturais.

O Artesanato brasileiro foi representado pelo tradicional ponto cruz, estampado em lindas cerâmicas.

Destaque para : papel
de parede da Portinari e a   Coleção Artesana
assinada pelo Pedro Franco para a Portinari que traz o tradicional ponto cruz
para a cerâmica.

Sobre os grandes formatos:

Os grandes formatos das pedras e porcelanatos aumentam de tamanho a cada ano, e agora chegam a medir 3m x 1,50m! Sem dúvida eles se destacam como forte tendência na decoração, e a grande novidade é sobre a instalação, que pode ser realizada sem emendas, resultando num cenário belíssimo, com uma uniformidade visual.

Devido a sua versatilidade de texturas e estampas, eles podem ser aplicados em pisos e paredes e propõem inúmeras possibilidades de combinações para diversos ambientes sejam eles residenciais ou comerciais.

Chamou-me a atenção os lançamentos da Roca, (@roca_oficial) imponentes e elegantes, apostando nos grandes formatos tanto para o piso como para as paredes permitindo belas combinações para cozinhas, banheiros, salas e lareiras.  

Elegantes, onde o luxo permeia com fluidez o que é esculpido pela natureza e feito pelo homem. Certamente um inusitado que encanta.

Sobre
as Cerâmicas:

Entre os arquitetos e designers a cerâmica é unanimidade devido à sua versatilidade;

Foram apresentadas inúmeras variedades de cores, estampas, formatos, desde os mais discretos até os mais ousados.  Para a fabricante Eliane (@elianerevestimentos), a coleção nasce através da observação das formas geométricas, nas texturas das artes populares e plásticas.

A intenção foi trazer para a arquitetura volumes e estampas em grandes composições. A coleção da Eliane deste ano foi assinada pelo talentoso Studio Zanine (@studiozanini)

O tradicional granilite que fez sucesso nos anos 50 volta com tudo, com sua base composta por areia, água e cimento e grânulos de pedras naturais diversas, pode ser aplicado em qualquer tipo de superfície horizontal e vertical, são extremamente resistentes, duráveis e de fácil manutenção.

A fabricante Portobello (@portobelloshop.rede) trouxe diversas combinações do granilite resgatando as memórias afetivas de nossa infância, mas sem perder a modernidade. Este com certeza foi um dos meus favoritos.

Os fabricantes de MDF como Arauco (@araucobrasil) e Berneck (@berneckoficial) também apresentaram o granilite em seus MDFs criando ambientes modernos e inusitados.  

E por falar em MDF, a Duratex (@duratexsa) trouxe a lâmina Brise, que simula os famosos ripadinhos que são os queridinhos da vez dos arquitetos e designers.

Além do Brise, texturas de pedras nos MDF também estavam em alta, como o padrão Arenito, que pode ser usado em móveis de banheiros e lavabos.

O padrão amadeirado Cumaru e Pau-Ferro selam com chave de ouro a Coleção Essência da fabricante Duratex e podem ser utilizados nos mais variados ambientes, onde a criatividade permitir.

Fica então o gostinho de “quero mais” e já estamos ansiosos pela próxima edição que já tem data marcada. Em 2021 a Expo Revestir acontecerá de 23 a 26 de março.

Foto: Internet.

A partir de novembro deste ano o credenciamento será aberto. Aproveite e programe-se!

Um beijo e até semana que vem!

Liliane Colório.

Designer de interiores

E-mail:
liliane.decorusinteriores@gmail.com

Fone: (54) 98134 2721

Siga-me nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/lilianecolorio.decoradora/?hl=pt-br

Face: https://www.facebook.com/liliane.colorio