Executivo recebe doação de ônibus do Ministério do Desenvolvimento Social

0
1251
O veículo pode transportar 23 passageiros adultos sentados e deve ser equipado com dispositivo para transposição de fronteira. Foto: Carlos Borges.


A Secretaria da Cidadania e Assistência Social de Gramado passa a contar com mais um veículo de apoio ao trabalho desenvolvido pela rede de proteção social básica e especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Com o micro-ônibus, doado pelo Governo Federal, o Município poderá fortalecer o trabalho realizado para a população através dos Centros de Referências de Assistência Social, do Abrigo Municipal, do Conselho Tutelar, do Departamento de Habitação de Interesse Social, Cadastro Único, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos integrados aos CRAS, e aos Conselhos de Direitos da Cidade.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria da Cidadania e Assistência Social, Ricardo Cazanova, no início, o micro-ônibus será utilizado, pelo menos, três vezes por semana, alcançando 300 passageiros ao mês.

“Em 2018 foram 28 crianças e adolescentes acolhidos no abrigo municipal. Atualmente ainda existem cerca de cinco crianças acolhidas, sob responsabilidade integral do Município. No Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos temos 117 Crianças no Projeto Sapeca e 34 adolescentes no Projeto Força Jovem, além de 35 idosos nos Projetos da Proteção Social Básica. Esse, de fato, será o público atendido pelo novo veículo”, disse.

Micro-Ônibus

O veículo pode transportar 23 passageiros adultos sentados e deve ser equipado com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel (DPM) para embarque e desembarque de pessoas com deficiência, ou com mobilidade reduzida, que permita realizar o deslocamento em uma ou mais poltronas, do salão de passageiros, do exterior do veículo, ao nível do piso interno.

Adquirido por contrato administrativo do governo federal e com indicação parlamentar do deputado federal Márcio Biolchi (MDB), o veículo será utilizado a partir de 2019.

Frota

Atualmente a Secretaria da Cidadania e Assistência Social conta com os seguintes veículos:

Duas Spins, sendo uma em bom estado e outra em estado razoável;

Um Siena e um Corsa, ambos exclusivos do Cadastro Único e Programa Bolsa Família (ambos em estado razoável);

Uma Kombi em estado razoável;

Uma Van em estado precário;

Um Micro-ônibus (recém-adquirido).