Evandro e Meneguzzo falam sobre suas propostas ao Comdica

0
774


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Gramado conheceu na tarde desta quarta-feira, 21 de outubro, as principais ideias e projetos de políticas públicas direcionadas às crianças e jovens do município, que os candidatos Evandro Moschem e Alexandre Meneguzzo irão implantar caso sejam eleitos prefeito e vice na eleição de 15 de novembro.

Durante o encontro com os conselheiros, que ocorreu de forma virtual, Evandro e Meneguzzo, responderam questionamentos e explanaram sobre assuntos relacionados a sete temas: primeira infância, educação infantil municipal, proposta curricular pós-pandemia para o ensino fundamental, turno inverso, rede de apoio social ao enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, inclusão de jovens e adolescentes no mercado de trabalho e diagnóstico da criança e do adolescente de Gramado.

Evandro e Meneguzzo destacaram a importância do Comdica junto a sociedade civil e a soma de esforços do órgão com ações culturais e educacionais. Eles defenderam o aperfeiçoamento e maior estruturação de programas como o Primeira Infância Melhor (PIM) e Pastoral Paroquial do Menor e do Adolescente (PAMA).

“Nossa gestão será feita em parcerias com os conselhos municipais, em especial o Comdica”, afirmou Evandro. “A cultura é uma grande ferramenta para colocarmos mais coisas boas nas vidas das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou Meneguzzo.

 Algumas propostas de Evandro e Meneguzzo voltadas parra as crianças e os adolescentes

– Implantação de projeto de escolas piloto no turno integral

– Ensino de idiomas estrangeiros

– Programa Inteligência Emocional na Educação Infantil para desde cedo preparar os jovens as relações sociais e emocionais.

– Promoção de projeto piloto preparatório dos alunos para prova Brasil e aulas de reforço nas disciplinas de matemática e português no turno inverso.

– Ampliação da oferta do esporte no contraturno nas escolas municipais e no período das férias escolares

– Incentivar o esporte como ferramenta auxiliar na educação, com projetos escolares, como aulas de lutas marciais, basquete, vôlei de praia, capoeira e demais modalidades.

– Implantação de evento jovem, voltado para o empreendedorismo, economia criativa, oportunidades de trabalho e cursos de qualificação.

– Implantação de projetos integradores para oferecer em parceria com o núcleo de empreendedorismo (o Sine, Senac e Sebrae) cursos de capacitação para jovens, estudantes em busca do mercado de trabalho.

Fonte: Assessoria da coligação