Ética, Transparência e Comprometimento foram temas de palestra para o secretariado

0
1356
Prefeito Fedoca Bertolucci, Roberta Codignoto, Rodrigo Carril, Paulo Volk e Anderson Boeira. Foto: Lucas Brito.


Compliance: Ética, Transparência e Comprometimento foi o tema da palestra para o secretariado realizada na segunda-feira, 17, no auditório da Prefeitura. Os diretores Rodrigo Carril e Roberta Codignoto, do Instituto Compliance Brasil, apresentaram o conceito de integridade.

Segundo Roberta Codignoto “o objetivo é ajudar a Prefeitura a disseminar as boas práticas de relacionamento com o servidor, com o cidadão e com empresas que buscam parceria com a Prefeitura, para melhorar os negócios da região”.

Para Rodrigo Carril, esse projeto é de vanguarda e está transformando Gramado em referência para todo o Brasil no quesito integridade.

“Hoje nós falamos sobre os impacto das práticas ilícitas nas áreas de educação, saúde, direitos humanos, saneamento, e como o estado pode ajudar a prevenir os atos de corrupção”, disse.

O secretário adjunto de Governança, Anderson Boeira, destacou que o programa Gramado Cidade InteliGENTE é muito mais do que tecnologia, pois, entre outros assuntos, aborda governança e administração pública.

Instituto Compliance Brasil

Fundado no dia 9 de dezembro de 2014, o Instituto Compliance Brasil é uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo fundamental promover a cultura de compliance, em sua maior dimensão, criando ambiente amplo de diálogo entre as empresas e o setor público.

Cidade Inteligente

O “Programa Gramado Cidade InteliGENTE” é uma iniciativa da Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Serviços e da Secretaria de Governança e Desenvolvimento Integrado.

O objetivo do programa é investir em modernização e inovação, criando o conceito Smart Cities (sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida, segundo definição da União Europeia).

Metas do Programa

Utilização de ferramentas tecnológicas e metodologias inovadoras para melhorar a eficiência do serviço público;

Prestação de novos serviços aos gramadenses e turistas, a partir de ferramentas tecnológicas;

Uso de tecnologia e métodos inovadores na educação de crianças e adolescentes;

Atração de cursos técnicos, tecnológicos, graduação e pós-graduação para a inovação, sustentabilidade e empreendedorismo;

Aplicação de novas tecnologias e processos que resultem na recuperação e preservação do meio ambiente nas esferas pública e privadas;

Promoção do empreendedorismo com inovação, tecnologia e sustentabilidade;

Estabelecimento de parcerias com o governo estadual e federal, municípios, universidades, institutos federais de tecnologia e instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.