Estudantes desenvolvem projeto de cooperativa habitacional

0
1827
Grupo de estudantes de Administração apresentará projeto de Cooperativismo Habitacional em Gramado. Foto: Divulgação.


Conquistar a casa própria por um preço acessível, em um local privilegiado e de forma colaborativa é o sonho de muitas pessoas. No dia 2 de dezembro, às 14 horas, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, acontecerá um encontro onde sete estudantes de Administração das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) apresentarão um projeto com propostas e ideias de uma cooperativa habitacional.

O evento, que é gratuito e aberto à comunidade, tem apoio do Gabinete da Primeira-Dama de Gramado, FACCAT, Câmara Municipal de Gramado, Cooperativa Habitacional Sete de Junho, Recriar Soluções em Relações Públicas e Ervateira Rei Verde.

A primeira-dama do município, Bianca Bertolucci, apoia a iniciativa por acreditar que, como poder público, essa é a missão, incentivar e apoiar ações que vem ao encontro com as necessidades da população, principalmente as menos assistidas. “Na última década, a questão habitacional em nossa cidade, foi muito displicente e nos gerou muitas ocupações irregulares. E iniciativas como esta surgem como soluções legais e eficientes para ajudar a sanar este problema social”, salienta.

O projeto, que trata de Cooperativismo Habitacional, é do professor da FACCAT, Roberto Tadeu Ramos Morais, que está trabalhando o assunto com o grupo de alunos da disciplina de Gestão de Organizações Cooperativas, os painelistas do evento. Roberto também é coordenador do Curso de Administração e Tecnólogo em Gestão Comercial, e vice-diretor de pesquisa e pós-graduação na FACCAT.

Com o bate-papo, o grupo busca apresentar para a comunidade da região uma maneira mais acessível para aquisição de uma casa própria, despertando na comunidade o interesse em criar hábitos cooperativos na política habitacional da cidade.

Sobre Cooperativas Habitacionais

Elas são associações de pessoas que se reúnem com o objetivo de comprar ou construir um imóvel. Qualquer grupo pode formar uma cooperativa, mas já existem algumas constituídas a que você pode se associar. Os imóveis construídos em cooperativas podem ser comprados por um valor até 50% abaixo do encontrado no mercado imobiliário. Nesse tipo de sociedade, as decisões são tomadas em assembleias e todos os associados têm o mesmo poder de voto.