Estrelas do cinema gramadense brilham no Festival de Cinema

0
1037
Filmagens do curta "Uma vovó fora do normal". Foto: Clara Casagrande.


Os holofotes do 46º Festival de Cinema de Gramado estarão apontados para os grandes artistas do Brasil e de países latino-americanos, mas também para aqueles que fazem do mundo cinematográfico uma alternativa de aprendizado, através do EducaVídeo. Os 78 alunos participantes do projeto terão a experiência de estar onde muitos atores, diretores e produtores sonham em estar: no maior festival do Brasil ligado ao cinema.

Em 2018, eles levarão seis produções para a noite desta quinta-feira (16) do Festival de Cinema. A partir das 19h, o Palácio dos Festivais sedia uma mostra não competitiva das obras, com a participação dos pais dos alunos, professores e autoridades municipais. A mostra também é aberta à comunidade (veja abaixo como adquirir seus ingresso).

A principal produção apresentada será o documentário Corrida Pela Vida: uma jornada de gratidão. Já as outras cinco produções são curtas-metragens: O Bosque, Adágio, O veneno, O Valentim e Uma vovó fora do normal.

Para a gravação e edição dos materiais, os estudantes contaram com um importante reforço na produção: a vinda de mais de 40 equipamentos, entre eles, câmera 4k, kit de lentes, baterias, HDS, filtros, tripé, microfone, gravador de som digital, monitores, mesa digitalizadora com caneta profissional e fresnel (equipamento de luz), garantidos pelo Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, em 2017, com o governo federal. Os equipamentos representam mais de R$ 500 mil.

“A cada projeto novo, os alunos têm outros aprendizados e a necessidade de buscar soluções para vários pequenos problemas que vão surgindo ao longo do caminho. A produção audiovisual estudantil é um exercício de criatividade, de expressividade e também uma forma de incentivo à autonomia e à responsabilidade”, afirma a professora do EducaVídeo, Amanda Menger.

Com um ou cinco anos de EducaVídeo, a emoção ao entrar no Palácio dos Festivais na noite de exibições é a mesma. A aluna Ticiane da Silva, 14, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maximiliano Hahn, está há quatro anos no projeto e é a prova viva disso. “A sensação de se ver na tela é muito estranha, é uma mistura de nervosismo com uma ansiedade boa. A gente sabe exatamente o que vai ver, mas dá aquele frio na barriga, dá pra lembrar de cada detalhe, de todos os dias de gravação”, conta a jovem.

“O EducaVídeo incentiva os estudantes, gerando experiências únicas e enriquecedoras. Chegamos ao quinto ano de exibição dos filmes produzidos por alunos da rede pública municipal no grandioso Palácio dos Festivais. Além disso, neste ano contamos com um incrível documentário que muito nos orgulha, pois homenageia os 20 anos da Corrida Pela Vida em Gramado. Esta produção será um divisor de águas, pois foi a primeira obra realizada através da Produtora Experimental do projeto, que conta com os novos equipamentos”, ressalta a Secretária da Educação, Gilça Silva.

Troca de ingressos – Os ingressos para acompanhar de perto as produções podem ser adquiridos mediante a troca de um quilo de alimento não-perecível, na Secretaria da Educação (nos fundos da Câmara de Vereadores), das 7h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h30, e nas escolas municipais de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz (CAIC), Presidente Vargas, Nossa Senhora de Fátima, Mosés Bezzi, Senador Salgado Filho e Maximiliano Hahn, em período escolar.

Excepcionalmente, nesta terça-feira (14), das 9h às 12h, a equipe do Gabinete da Primeira-Dama fará a troca de ingressos no Auditório da Prefeitura, na Avenida das Hortênsias, 2029.

Confira a sinopse das produções dos alunos para o EducaVídeo

CORRIDA PELA VIDA: UMA JORNADA DE GRATIDÃO (DOCUMENTÁRIO): A descoberta de um câncer afeta a vida de qualquer pessoa. E quando se trata do câncer infantil, o impacto estende-se para toda a família. Há mais de duas décadas, o Instituto do Câncer Infantil (ICI) promove a Corrida pela Vida em vários municípios do Rio Grande do Sul, entre eles Gramado. O objetivo é alertar para a necessidade do diagnóstico precoce e arrecadar fundos para dar continuidade às ações do ICI. O documentário “Corrida pela Vida: Uma Jornada de Gratidão” mostra os bastidores da 20ª edição, realizada em 2017.

Direção e roteiro: Gustavo Ribeiro Gomes e Victoria Lauterbach Amorim/ Produção: Bruna Pavoski, Gustavo Ribeiro Gomes e Victoria Lauterbach Amorim/ Direção de Fotografia: André Santos, Bruna Pavoski, Bruno Haack Peteffi, Gustavo Roldo Dutra, Gustavo Ribeiro Gomes, Raphaela Lírio, Victor Dressel, Victoria Lauterbach Amorim e Viviane Moura/ Som: André Santos, Bruna Pavoski, Bruno Haack Peteffi, Gustavo Roldo Dutra, Gustavo Ribeiro, Raphaela Lírio, Victor Dressel, Victoria Lauterbach Amorim e Viviane Moura/ Edição: Victoria Lauterbach Amorim

UMA VOVÓ FORA DO NORMAL (CURTA) : As avós têm a fama de serem doces, verdadeiras “mães com açúcar”. Mas será que a Dona Elô poderia ser encaixada neste perfil? Para o neto Théo sim, e para muitas namoradas do rapaz também. Mas será este o caso da nova namorada dele, Sabrina? Um conflito entre Elô e Sabrina faz a vovó aprontar mil e uma para a garota.

Direção e roteiro: Ticiane da Silva/ Elenco: Bruno Haack Peteffi, Giulia Zamberlan, Grasiele Sernajotto, Isaque Franco e Láiza Camila Gomes Valle/ Assistência de Direção: Isaque Franco, Hanna Zamberlan e Roger Belotto/ Direção de Arte: Aline Maria Lopes, Ana Laura do Amaral, Camily Alessandra Pinatti e Giulia Zamberlan/ Direção de Fotografia: William Boufleur/ Som: Willian Costa/ Produção: Grasiele Sernajotto/ Figuração: Hanna Zamberlan e João Victor Corrêa/ Assistência de set: Gustavo do Carmo, João Victor Corrêa e Roger Belotto/ Edição: Ticiane da Silva e Victoria Lauterbach Amorim.

O BOSQUE (CURTA): Uma turma da escola vai fazer um passeio em um bosque. Durante a visita, vários alunos desaparecem. O que terá acontecido com eles? Será que há algum responsável pelos acontecimentos? Poderá ser alguém dentro da própria turma? Questões internas do grupo de alunos motivam vários conflitos e o bullying é o tema central da história.

Roteiro: Roger Belotto, João Victor, Isaque Franco/ Edição: Gustavo Gomes/ Elenco: Willian Bonflour, Jurandir Kilp, Juliana Lenz, Stela Schwantes, Jairo Cardoso, Amanda Menger/ Produção: Juliana Lenz, Grasiele Sernajotto, Camily Pinnati, Raica Tesche/ Direção-geral: Giulia Zamberlan e Roger Beloto/ Assistente de set:Hannah Zamberlan/ Direção de arte: Gabriela e Stefani Koldorf/ Diretor de fotografia: Willian Costa/ Operador de Câmera: João Victor Corrêa, Luiz Antonio Rangel/ Som: Gustavo do Carmo.

VALENTIM (CURTA): Valentim é um adolescente como muitos por aí. Adora festas e se divertir com os amigos. Exatamente este era o intuito de uma festa do pijama organizada por ele. No entanto, a festa sai do controle do jovem e os dias que se seguem ao encontro serão de agonia e recheadas de situações conflituosas e surpreendentes. Elementos da cultura pop como os memes dão o tom a esta comédia nonsense.

Direção: Bianca Fioreze e Joana Haack Peteffi/ Elenco: Edylaine Perpetua, Wagner Oliveira Haack, Bianca Fioreze, Stephany Lopes dos Santos, Joana Haack Peteffi, Kauan Rosa, Aline Bohrer, Maria Julia/ Direção de Arte: Stephany Lopes do Santos/ Direção de Fotografia: Gustavo Führ, Victoria Lauterbach Amorim/Som: Kauã Maruã/ Edição: Bianca Fioreze, Joana Haack Peteffi, Gustavo Führ e Victoria Lauterbach Amorim.

ADÁGIO – UM SALTO ANTES DA HORA (CURTA): As crises de ciúme de Julian podem colocar em risco a sua história de amor com a bailarina Luísa. Será que o amor pode superar todos os problemas ou o destino dos dois jovens será marcado pela tragédia? O curta é inspirado em duas lendas urbanas, surgidas de crimes reais: a bailarina assassinada pelas amigas da companhia e que volta para assombrá-las e a de Maria Luísa, a jovem que teria sido morta pelo noivo, às margens da Lagoa dos Barros, em Osório.

Direção: Bruno Haack Peteffi e Victoria Lauterbach Amorim/ Elenco: André Santos, Bruna Pavoski, Gustavo Ribeiro Gomes, Thayse Martins e Victoria Lauterbach Amorim/ Assistência de Direção: Gustavo Ribeiro Gomes e Ticiane da Silva/ Direção de Arte: Bruna Pavoski/ Direção de Fotografia: Gustavo Ribeiro Gomes e Viviane Moura/ Som: Gabriel Garcia e Viviane Moura/ Produção: Victoria Lauterbach Amorim/ Edição: Victoria Lauterbach Amorim.

O VENENO (CURTA): Uma professora cansada da indisciplina dos alunos toma uma medida drástica. Quais serão as consequências desta decisão? E como os alunos irão reagir? O curta mostra que toda a ação tem uma reação e nem sempre os resultados são bons.

Direção: Stephany Lopes dos Santos e Kauê Estevan Godoy de Siqueira/ Direção de fotografia: Jordan Faiffer e Gustavo Barros Führ/ Direção de arte: Joana Haack Peteffi e Bianca Fioreze Santos/ Som: Kauan Rosa e Kauã Maruã/ Produção: Maiara da Silva, Edylaine Perpetua dos Santos e Renata Desirée da Conceição Port/ Assistente de Direção: Kauã Maruã e Gustavo Bryan Narder dos Santos Xavier/ Assistente de Câmera: Gustavo Bryan Narder dos Santos Xavier/ Elenco:Ketlen Ignácio da Rosa, Edylaine Perpetua dos Santos, Eduarda dos Santos Gomes, Vitória Caroline Popicin Weber, Renata Desirée da Conceição Port, Maiara da Silva, Kauã Maruã, Joana Haack Peteffi, Kauê Estevan Godoy de Siqueira, Biana Fioreze Santos, Gustavo Barros Führ/ Edição: Gustavo Gomes.