Estratégia de Saúde da Família realiza mais de 9 mil consultas nos primeiros quatro meses de 2019

0
803
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um programa do Ministério da Saúde caracterizado pela proximidade da equipe de saúde com o usuário nos municípios. Foto: Márcio Cavalli.


Os atendimentos relacionados à Estratégia de Saúde da Família (ESF) lideram os números de consultas no primeiro quadrimestre de 2019, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Canela. Foram registradas 9.163 consultas feitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em domicílio, o que representa mais de 30% dentre as demais especialidades médicas oferecidas pelo Município, de janeiro a abril.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um programa do Ministério da Saúde caracterizado pela proximidade da equipe de saúde com o usuário nos municípios. Esse trabalho faz com que as equipes responsáveis conheçam a pessoa, a família e a vizinhança, refletindo na resolução dos problemas de saúde dos usuários do SUS. “Quando há necessidade, quando alguém está acamado, o médico que trabalha por área vai até a residência, indicado pelo agente de saúde”, explica Clarice Boschetti, da Vigilância Epidemiológica do Município, responsável pela verificação dos dados.

Os números englobam não só os atendimentos em domicílios como os realizados em quatro UBS. Nas dos bairros Canelinha e Santa Marta, atuam duas equipes; nas do Leodoro de Azevedo e São Luiz, uma em cada.

Como comparativo em Canela, no primeiro quadrimestre de 2018 houve registro de 10.130 atendimentos. “Esse programa revela toda a estrutura que o Município coloca à disposição para o acolhimento da comunidade. É um trabalho que começa com os agentes de saúde, e a atuação deles se reflete nos índices”, avalia o secretário de Saúde Vilmar Santos.

No atendimento clínico-geral, a Secretaria de Saúde contabiliza 6.993 consultas e 3.099 na especialidade de ginecologia e obstetrícia até abril deste ano. No ano passado, no mesmo período e respectivamente nessas especialidades, as estatísticas apontaram 6.362 e 2.768 consultas.