Estilo Japandi: um novo olhar para a decoração

0
363


Você já ouviu falar do estilo japandi? Caso ainda não conheça, o etilo japandi é uma forte tendência na decoração e ele surgiu da união do estilo escandinavo o e do japonês. A ideia é trazer elementos importantes dos dois mundos, como a organização, equilíbrio e harmonia japonesa, unidos ao aconchego, luminosidade e funcionalidade presentes na decoração escandinava. A união dos dois estilos vem transformando a relação com a decoração da casa, ainda mais em tempos de pandemia onde essa mistura de estilos, compartilham com princípios muito parecidos entre si, com base em dois conceitos presentes em cada região: Wabi Sabi e Hygge.

Na filosofia japonesa, a palavra “wabi” significa simplicidade, rústico e a palavra “sabi” se refere ao desgaste, a beleza que os objetos adquirem ao longo do tempo. Ou seja, a beleza da imperfeição e a valorização e aceitação. Tudo é transitório. Já o conceito Hygge, valoriza o aconchego, os prazeres simples da vida, como estar confortável e alegre dentro de casa. Sendo assim, o estilo japandi traz um novo olhar para a decoração e destaca a importância que a casa tem em nossa vida. Confira as dicas abaixo e inspire-se:

Prefira materiais naturais como a madeira, fibras naturais como o bambu, vime ou rattan. Cerâmicas ou elementos de metais também são bem-vindos. Por exemplo, para decorar a sala você pode usar um móvel de madeira mais escuro como nogueira ou carvalho, que tem a influência japonesa e combinar com madeiras mais claras da influência escandinava.

Para trazer mais conforto e aconchego, invista em texturas macias como o tricô, linho e algodão.

No estilo japandi, o menos é mais. Por isso elimine itens desnecessários e procure móveis funcionais e versáteis, que promovam leveza e tranquilidade para o ambiente.

No que diz respeito às cores, os tons claros como o branco, bege, cinza, rosa pálido são muito presentes no estilo escandinavo. O estilo japandi oferece uma paleta de cores mais ampla, onde o branco é usado em conjunto com tons neutros e suaves e mesclados com cores mais escuras como o azul, o ocre, verde e cinza mais escuro.

No estilo japandi, a decoração autêntica é mais valorizada, onde as peças possuem significado e valor afetivo. Por isso inclua móveis antigos, peças artesanais, daqueles herdados de um parente ou garimpados em antiquários, observe a beleza imperfeita dos objetos e apaixone-se.

A iluminação natural é um dos fatores mais importantes para valorizar os espaços e no estilo japandi isso não é diferente. Troque as cortinas de tecidos pesados, por tecidos mais leves, valorizando assim, as janelas e a entrada de luz.

Plantinhas não podem faltar. Traga a natureza para dentro da decoração. No estilo japandi, opte por folhagens como por exemplo a espada de São Jorge, peperônia, hera, fícus, que são espécies de plantas com folhagens verdes e que não dão flores.

Foto: Arquivo Pessoal.

Agora que você conhece um pouco do estilo japandi, que tal fazer aquela transformação na sua casa?

Um beijo e até semana que vem

Liliane Colório

Designer de interiores

E-mail: liliane.decorusinteriores@gmail.com

Fone: (54) 98134 2721

Siga-me nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/lilianecolorio.decoradora/?hl=pt-br

Face: https://www.facebook.com/liliane.colorio