Estão abertas as inscrições para Letras e Sociologia na Universidade Aberta em Gramado

0
1674
Inauguração do Polo UAB Véra Grin ocorreu na terça-feira, 15 de agosto. Crédito: André Aguirre

Começa nesta quinta feira, 17 de agosto, o período de inscrições para os dois primeiros cursos que estão sendo oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Gramado. As inscrições podem ser feitas pela internet e encerram no dia 6 de setembro.

O Polo Véra Grin UAB iniciará as suas atividades com graduações em Sociologia (Licenciatura) e Letras/Português (Licenciatura), ofertados pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Estão abertas 50 vagas para cada curso.

O início das aulas ocorrerá ainda no segundo semestre deste ano, na modalidade de educação à distância, com encontros presenciais. Os cursos são gratuitos. As inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico da Coperves (www.coperves.ufsm.br). O valor da taxa de inscrição é R$ 75, pago por boleto bancário.

Processo seletivo

O processo classificatório é constituído por uma prova de redação, que ocorrerá no dia 17 de setembro, das 9h às 12 horas. As provas devem ocorrer na sede do polo da UAB em Gramado, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz – CAIC, no bairro Moura. O edital também está disponível no site da Prefeitura de Gramado, no item Publicações da Secretaria da Educação (www.gramado.rs.gov.br – Secretarias – Educação – Publicações – UAB/Editais).

No dia 2 de setembro, inicia o primeiro curso de extensão ofertado pelo polo da UAB em Gramado. Voltado para professores da rede pública, o Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, pela UFRGS, tem carga horária de 210 h/a, com encontros presenciais a cada módulo e durante os processos de avaliações. As inscrições estão encerradas.

Entenda a Universidade Aberta do Brasil

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior por meio do uso da metodologia da educação a distância. O polo em Gramado vai permitir a oferta de cursos, extensão, graduação e pós-graduação, em parceria com universidades e institutos federais, que vêm sendo captados pela administração municipal.

A proposta do curso é colocar-se como um instrumento para a teorização e proposição de ações que transformam o cotidiano das relações inter-raciais na escola.“Nossa ideia inicial é de no ano que vem colocarmos pelo menos mais três ou quatro cursos de licenciatura.

“A Universidade Aberta do Brasil tem como principal foco as licenciaturas e a formação de professores, mas também atua em outras áreas como é o caso da Administração pro campo e outras áreas como educação ambiental. Naturalmente o polo será uma referência em licenciatura e bacharelados na área de ensino,” destaca o diretor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Lenuzza.

O órgão é vinculado ao Ministério da Educação (MEC). “O estudante da universidade aberta será um aluno do Polo UAB vinculado incialmente no caso de Gramado a Universidade Federal de Santa Maria e da UFRGS, ou seja, será um aluno da universidade de santa Maria e da Federal do rio Grande do Sul”, salienta Lenuzza. Segundo ele, a UAB possui cerca de 700 polos espalhados em todos os estados brasileiros e 106 instituições públicas de ensino superior, entre elas universidades federais, institutos federais de ensino e universidades estaduais integram o programa da Universidade Aberta no Brasil.

O Polo UAB Véra Grin foi inaugurado na terça-feira, 15 de agosto. A vinda de uma unidade da universidade à distância para Gramado foi confirmada em fevereiro, durante viagem do prefeito Fedoca a Brasília. Desde então, a Prefeitura Municipal, mantenedora da unidade, vinha trabalhando na organização da infraestrutura necessária e nos processos de institucionalização do polo.

A escola CAIC passou por adequações para atender as necessidades de espaços administrativos, acadêmicos, pedagógicos e de acessibilidade do polo da universidade.

O que você precisa saber

– Quais cursos de graduação do Polo da UAB em Gramado estão com inscrições abertas?

Estão com inscrições abertas os cursos de Sociologia (Licenciatura) e Letras/Português (Licenciatura), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

– Quantas vagas estão disponíveis?

Em Gramado, são 50 vagas para Sociologia (Licenciatura) e outras 50 para Letras/Português (Licenciatura).

– Qual o período das inscrições?

As inscrições ocorrem de 17 de agosto a 6 de setembro de 2017, e podem ser realizadas no endereço eletrônico da Coperves (www.coperves.ufsm.br). O valor da inscrição é R$ 75, pago por boleto bancário. Ainda que haja a cobrança de taxa de inscrição, os cursos são gratuitos.

– Quando e onde ocorrerão as provas?

O processo classificatório é constituído por uma prova de redação, que ocorre dia 17 de setembro de 2017, das 9h às 12h. As provas devem ocorrer na sede do polo da UAB em Gramado, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz – CAIC.

– Onde buscar mais informações sobre o processo de inscrição?

O edital está disponível no site da Coperves (www.coperves.ufsm.br) e também no site da Prefeitura de Gramado, no item Publicações da Secretaria da Educação (www.gramado.rs.gov.br – Secretarias – Educação – Publicações – UAB/Editais).

O polo de Gramado também está apto a fornecer informações:

Endereço: Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz – CAIC – Rua Josias Martinho, 197, bairro Moura – Gramado

Horário de atendimento: terças a sextas-feiras, das 18h às 21h, e sábados, das 8h às 12h*

Telefone: (54) 3286.7896

* Durante o horário de atendimento do polo, computadores serão disponibilizados para a realização das inscrições pela internet.