Estabelecimentos e residências recebem orientações sobre tratamento de esgoto

1
1099
Objetivo é viabilizar a regularização em relação à coleta de esgoto cloacal. Foto: Renata Garcia.


Com o intuito de verificar e conscientizar a comunidade gramadense quanto à conexão das redes cloacais, pluviais e caixas de gorduras, a Corsan inciou, nesta semana, uma ação de vistoria e orientação nas residências e estabelecimentos do Centro da cidade, em parceria com a Prefeitura de Gramado. As atividades baseiam-se em visitas realizadas pela equipe técnica da Corsan e fiscais das Secretarias de Planejamento e do Meio Ambiente.

O objetivo é viabilizar a regularização em relação à coleta de esgoto cloacal, tendo em vista que, atualmente, muitas economias vêm fazendo esse descarte de forma irregular.

“Um grande passivo existente no município é a contaminação dos arroios por esgoto sanitário, o que prejudica a saúde da população, além de, por exemplo, impedir o uso turístico das cascatas urbanas. Isso se deve em grande parte às ligações erradas existentes em todo o município. Se há rede coletora de esgoto, deve haver a ligação nessa rede e não na rede pluvial, como vem acontecendo, o que prejudica diretamente os recursos hídricos. Nos locais em que não há rede, deve haver o tratamento adequado antes do descarte final desse efluente”, salienta a secretária do Meio Ambiente, Rosaura Heurich.

Desta forma, a ação faz parte do conjunto de medidas necessárias para a melhoria da qualidade ambiental dos arroios de Gramado. Segundo a secretária, a comunidade, ciente de sua responsabilidade, está sendo convidada a fazer parte desse momento importante de ajustes para o saneamento efetivo da cidade.

Além da ação nos bairros e residências onde há rede coletora de esgoto sanitário já instalada, os agentes da Corsan verificarão os locais do município onde não existe tal rede coletora, identificando de que forma é descartado o esgoto (fossa, filtro, sumidouro, rede pluvial, cursos d’água, etc), orientando, inclusive, sobre a forma mais correta e eficaz para o tratamento do esgoto.

Para agilizar a visita dos técnicos da Corsan, é importante a presença do proprietário ou seu representante para acompanhar e indicar a forma de descarte do esgoto da sua economia.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.