Esquizofrenização da sociedade

2
2253
Foto: internet.


Como se não bastasse a insegurança vivenciada pela população brasileira, no dia 22 de março de 2018, o superior tribunal federal impediu que fosse decretada a prisão do ex-presidente Lula na semana de 26 a 29 de março de 2018.

Pare e pense: qual foi a sensação que você teve depois de conhecer esta decisão, não foi mais uma sutil sensação de insegurança?

A sensação de instabilidade, descrédito nas instituições governamentais, em especial no poder judiciário, que ainda tinha credibilidade, fez com que a população brasileira ficasse emocionalmente mais instável, deixando-a assustada. É isso que se caracteriza esquizofrenização coletiva. Uma população assustada tende ser mais intolerante.

A pergunta que não quer calar é: por que esquizofrenizar uma sociedade?

De um lado pode facilitar o controle da população, mas de outro gera violência e é o que mais se observa na atualidade. Escrever sobre política, não é o foco desta coluna, mas quando uma decisão como essa, impacta muito na vida da sociedade, é necessário abordá-lo e esclarecer aos leitores, principalmente aqueles que nutriam esperança de justiça, pelas autoridades.

Esquizofrenia caracteriza-se pelo estabelecimento de frágeis vínculos afetivos, sendo um conjunto de sensações, cujos sintomas sugerem a existência de uma dissociação da ação e do pensamento, no caso em questão, acreditava-se que, quem transgredi uma lei, deve ser punido. Não foi o que ocorreu, mas uma procrastinação da decisão. Esta procrastinação induz o viés da não punição no inconsciente de muitas pessoas.

Ser social passa pelo estabelecimento de vínculos afetivos e para que isto ocorra é necessário confiança, comprometimento e cumprimento das leis. Quando as autoridades que deveriam garantir o cumprimento das leis, não o fazem, implicitamente estão provendo a desvinculação entre pessoas, gerando insegurança.

O que fazer? Sugiro que tenhamos um poder legislativo que seja mais representativo da sociedade, que segundo o PNAD de 2015, 51,48% da população era de mulheres, portanto num congresso de 513 deputados, seja composto de 265 mulheres e 248 homens.

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.