Escolas municipais de Nova Petrópolis voltam a atender todos os alunos presencialmente no dia 23 de agosto

0
901


As escolas da rede municipal de ensino de Nova Petrópolis retomam nesta segunda-feira, 23 de agosto, o atendimento presencial para todos os alunos. Desde maio, as atividades nas instituições de ensino ocorrem em sistema de revezamento, com atendimento presencial de 50% dos alunos a cada semana. Para a ampliação, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto reforçou junto às escolas os protocolos de prevenção à Covid-19.

Conforme a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, a volta do atendimento presencial de 100% dos alunos está sendo possível graças a uma mudança nos protocolos do Governo Estadual para o ensino. “Antes era preciso ter 1,5 metro de distância entre as classes. Agora essa exigência passou a ser de 1 metro”, afirma a secretária.

Mesmo com a flexibilização, houve a necessidade de adaptação e ajustes em alguns espaços. “Foi preciso considerar o espaço disponível nas salas de aula e número de alunos, além de realocar professores e fazer mudanças na organização da merenda escolar”, acrescenta Gislaine.

Além da garantia de espaço para o distanciamento mínimo, as escolas manterão protocolos como o uso de máscara para alunos do ensino fundamental, tapetes sanitizantes, aplicação de álcool gel e controle de crianças com sintomas gripais. No transporte escolar serão transportados apenas estudantes sentados.

UMA TURMA COM REVEZAMENTO

Uma turma de pré-escola do Espaço Amstad, em Linha Imperial, seguirá com atendimento em sistema de revezamento. A turma conta com 18 crianças e a metragem do espaço da sala de aula permite apenas 15. Por decisão dos pais, a cada semana, três crianças permanecerão com atividades remotas. “Será um sistema de revezamento em que a criança vai para a escola por cinco semanas e fica com atividades em casa na sexta semana”, explica a secretária Gislaine Marchioro Leal. A opção pelo sistema de revezamento foi tomada pelos pais em reunião realizada na noite de quarta-feira, 18 de agosto.