Escola Padre José Scholl é a vencedora do “Nonno Mio Ensina-me a Ser Chef”

0
1111
Escola Vencedora, Padre Scholl. Foto Cleiton Thiele/SerraPress.


A criançada tomou conta da Cozinha Experimental na manhã de sábado na Rua Coberta. Alunos das escolas Padre José Scholl, Presidente Vargas e Senador Salgado Filho executaram as receitas desenvolvidas por eles com o auxílio de um profissional do restaurante Nonno Mio no concurso Ensina-me a Ser Chef, que ensina crianças a criarem pratos de restaurante com ingredientes da merenda escolar.

Com uma pequena lasanha de panqueca feita com massa à base de beterraba, recheada de carne com molho vermelho e coberta com queijo gratinado por maçarico, a equipe da escola Padre José Scholl treinada por Edison Júnior conquistou os jurados e levou o título da sétima edição do projeto. Foram meses de preparação até a seleção que aconteceu dia 4 de setembro no Senac de Gramado, definindo as três finalistas entre oito participantes.

“Chegar aqui na final, ver as crianças chorando de emoção, o sorriso no rosto deles é o que importa pra nós. Não tem nada que gratifique mais que isso”, contou Júnior, que está há 12 anos no restaurante e hoje é gerente. “A nossa dedicação pra fazer o prato foi muito grande. A gente ficou muito feliz porque a gente nunca imaginava, o prato dos outros competidores era muito sofisticado”, explicou Cecília Selau de Almeida, 10 anos, e aluna da escola vencedora que já sonha em trabalhar com gastronomia.

Em clima de comemoração e coleguismo, a final reuniu pais, a diretora do Senac de Gramado, Daniela Barbosa, a equipe do restaurante Nonno Mio, a secretária de Educação de Gramado, Gilça Silva, o prefeito em exercício de Gramado, Evandro Moschem, e o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, entre outros convidados. Além de entregar a escola vencedora com o troféu especial do concurso, a competição ainda premiou os alunos destaque com bolsas de estudos no Senac e todos os participantes com um passeio no parque Snowland.

O júri foi formado pelas jornalistas Fernanda Pandolfi e Bete Duarte e pelo fundador do restaurante Nonno Mio Pedro Andreis. As escolas foram avaliadas em cinco itens: motivação do grupo; participação dos alunos no preparo; forma como o grupo apresentou o prato aos jurados; apresentação do prato; sabor.

Resultado
1º lugar: Padre José Scholl (chef Edson) – Pequena lasanha de panqueca.
Empatados em 2º lugar: Presidente Vargas (chef Jonatas) – Sorrentino com molho rústico. e geleia de pimenta e Senador Salgado Filho (chef Cassiano) – Lombo à moda Senador.

O projeto Nonno Mio Ensina-me a Ser Chef tem caráter social e educativo, é direcionado a estudantes das escolas estaduais e municipais. Para realizá-lo, o Nonno Mio conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Educação, da sua equipe de chefs, da sensibilidade de diretores, professores e merendeiras das escolas, do Senac Gramado e da Gramadotur e Abrasel, entidades que estão à frente do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado.