Escola João Benetti Sobrinho recebe novo transporte escolar

5
2043
Prefeito Fedoca e a secretária da Educação Gilça Silva fizeram a entrega do novo veículo aos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Benetti Sobrinho e à diretora Fernanda Schaefer Ecker. Foto: Carlos Borges.


Visando renovar a frota do transporte escolar dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Benetti Sobrinho, que desde 2012 utilizavam uma Kombi com limite de passageiros comprometido, bem como garantir mais segurança e conforto aos alunos da zona rural do município, o prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, formalizou, na última semana, a entrega de um novo veículo, modelo Sprinter 2018 com capacidade para 18 pessoas. A iniciativa melhora a qualidade do serviço para crianças e adolescentes das linhas Nova, Bonita, São Roque, Araripe e Forqueta.

“É de suma importância que a gente dê condições para essas crianças da rede pública de educação. O transporte escolar antes era um tanto precário, e já não atendia mais a demanda da região. Agora tem mais qualidade, é mais seguro e mais confortável. Conforme for possível, queremos atualizar todo o transporte escolar da cidade”, comenta Fedoca, que ao lado da secretária da Educação, Gilça Silva, acompanhou todo o trajeto do motorista Reinaldo Benetti, que há 16 anos realiza a rota pelo interior, percorrendo cerca de 120 km diariamente.

A diretora da escola, Fernanda Schaefer Ecker, destaca a satisfação da comunidade escolar, especialmente das crianças. “Eu percebi que eles estão completamente realizados e felizes com esse novo veículo. Sem contar o tempo de espera dos alunos entre uma viagem e outra que agora vai diminuir. É muito importante esse olhar especial dos órgãos públicos, que na verdade reconhecem a necessidade de um transporte escolar de qualidade até para facilitar o acesso aos alunos e a permanência na escola daqueles que residem na zona rural do município, para que estejam inseridos num colégio do seu zoneamento e não tenham que sair para estudar no centro da cidade. Esse transporte, com certeza, veio a calhar e a favorecer muito, agregando importância também à aprendizagem deles”, completa.

Gustavo Zimmermann Michaelsen, 5 anos, era um dos alunos que estava ansioso pela vinda do novo veículo. Já nem acreditava mais e vibrou quando a Sprinter chegou à escola.

Reinaldo, que faz o transporte escolar desde 2002, sempre usou Kombis. Ele fala um pouco da sua trajetória nesses 16 anos. “No começo tive carros bem antigos, defasados. Mudou um pouquinho, mas hoje estou com uma Sprinter, que é um carro bem melhor. Mais seguro, bem mais confortável e as crianças estão se sentindo bem nele, o que para mim é o mais importante, elas estarem seguras e satisfeitas. E a expectativa também era grande, tanto das crianças como dos pais, que estavam pedindo um veículo um pouco maior. Na Kombi já estávamos com um pouco de excesso de crianças, e agora com mais espaço vou fazer menos viagens e elas vão chegar mais cedo em casa. A felicidade é dupla, do motorista e dos alunos!”, ressalta.

Conforto elevado e maior segurança são alguns dos diferenciais da nova aquisição do município, que contou com o investimento de R$ 188 mil da Prefeitura, através da Secretaria da Educação.

A Sprinter é equipada com bancos de luxo reclináveis, com assentos mais largos, mais macios, encostos mais altos com apoios de cabeça laterais, bem como cintos individuais. Ar condicionado de alta performance, com saídas no painel e no teto, o que mantém a temperatura no interior do veículo sempre ideal, independentemente da temperatura externa. Além disso, o carro possui diversos dispositivos de controle de tração, essencial para estradas do interior, controles de frenagem, garantindo maior segurança aos passageiros. Outro diferencial é a porta automática.

O ‘tio’ Reinaldo

Ao acompanhar a rota do transporte escolar, além de ver a satisfação dos alunos com o novo veículo, se percebe também a alegria que eles têm no convívio diário com o ‘tio’ Reinaldo, como carinhosamente é chamado por todos. E o sentimento é recíproco.

Reinaldo, 55 anos, reside na Linha Nova desde que nasceu. Ele conta que, diariamente, acorda às 5h30min. Antes de sair de casa para buscar os alunos, ele confere se não há nenhuma manutenção necessária a ser feito no carro e, nos intervalos, deixa ele limpinho para a próxima partida. Já na escola, ajuda um a um na saída e também na entrada do transporte.

“Tenho muita história a contar. São muitos anos de estrada, e eu faço um trabalho que gosto. Antes de ser funcionário da Prefeitura, em 2002, eu sempre tinha um sonho de trabalhar com crianças e esse sonho está se realizando com o transporte escolar. Transporto crianças que começaram no pré e hoje estão no ensino médio, se formando, uns já têm até faculdade. E, até hoje, eles ainda me veem como o ‘tio’ Reinaldo. Além das crianças, eu conheço o pai, a mãe, a família, o jeito que cada um vive. Fazer isso é o meu viver! Tinha até pensado em me aposentar, mas do jeito que eu gosto, espero trabalhar muitos e muitos anos nesta região, que é onde eu nasci, me criei e espero ficar até o fim da minha vida”, relata.



5 COMENTÁRIOS

  1. Howdy! I could have sworn I’ve visited this site before but after looking at a few of the articles I realized it’s new
    to me. Anyhow, I’m definitely delighted I stumbled upon it and I’ll be bookmarking it and checking back
    often!

  2. What’s Taking place i’m new to this, I stumbled upon this I have discovered
    It positively useful and it has helped me out loads. I am hoping to contribute & help different
    customers like its aided me. Great job.

Comments are closed.