Era feliz e não sabia

7
2141


Quantas vezes você chorou ao rever fotos de um passado não muito distante? Se você não chorou ou não se irritou, excelente. Se chorou ou se irritou, provavelmente você se arrependeu de algumas decisões tomadas entre o dia da foto e o momento presente.

O choro, embora algumas pessoas achem feio, ele é fundamental para reelaboração de perdas ou frustrações. Dessa forma, é possível rever o quê e o porquê não deu certo no plano anterior e novas opções se abrem. Isso é saudável.

A irritação ou não choro é um sinal de negação ou não aceitação de perdas ou frustrações, não que seja totalmente errado, mas a insistência sem a devida avaliação, só leva a mais frustrações.

Como ser mais assertivo, na elaboração de planos?

O primeiro passo é apropriar-se de mais conhecimento sobre o que pretende fazer e o segundo passo é fazer perguntas, a começar por:

O que, verdadeiramente, eu quero ou desejo? Ao identificar o objeto desejado, pergunte: por que quero isto (ao invés de dizer “isto”, verbalize o objeto desejado)? Identifique pelo menos três diferentes razões que justifique obter o objeto.

Outras perguntas: (a) este objeto é significativo para mim? (b) o que devo fazer para obter este objeto? (c) tenho recursos suficientes para obter este objeto? (d) se não tem, o que devo fazer para ter outros recursos que facilitem a obtenção do objeto? (e) o que devo abrir mão do que tenho, para obter o objeto? Ou, o que estou ganhando com o que tenho?

É importante identificar nossas origens, visto que, no automático, temos a tendência de seguir o foram nossos ancestrais (pai/mãe, avôs/avós e etc.). Nem sempre os aprendizados de famílias são os melhores e inconscientemente percebemos que isto não é bom, mas não conseguimos nos desvencilhar das armadilhas/erros do passado.

Mudar paradigmas não é fácil, porque muitos estão “embutidos” em crenças disfuncionais, mas não é impossível se procurar ajuda com quem tenha conhecimento, exemplo, profissionais com formação em psicologia e especialização em coach.



7 COMENTÁRIOS

  1. Sweet blog! I found it while browsing on Yahoo News. Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem to get
    there! Many thanks

  2. I simply could not go away your site prior to suggesting that I really
    loved the standard info a person provide in your guests? Is going to be again continuously to check up on new posts

  3. Fantastic goods from you, man. I have take note your stuff prior to and you are simply extremely great.
    I really like what you’ve acquired right here, certainly like what you’re
    saying and the way in which you are saying it. You’re making it enjoyable and you still care for
    to keep it smart. I can not wait to read much more from
    you. That is really a wonderful web site.

  4. I am now not sure the place you are getting your information, but good topic.
    I must spend a while studying more or working out more.
    Thank you for wonderful information I used to be on the lookout
    for this info for my mission.

  5. Pretty section of content. I just stumbled upon your web site and in accession capital to assert that I get in fact enjoyed account your blog posts.

    Anyway I will be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently quickly.

Comments are closed.