Encontro Regional de Defesa Civil reúne mais de 300 pessoas

0
958
O encontro foi organizado pela Oficina Regional de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos. Foto: Carlos Borges.


Mais de 300 pessoas participaram do IX Encontro Regional de Defesa Civil – Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos que foi sediado por Gramado nesta quinta-feira (30). O evento ocorreu no Expogramado e trouxe palestrantes de todo o Brasil para tratar do tema “Resposta e recuperação em face de eventos meteorológicos: o que fazer quando o desastre é iminente ou instalado?”.

O encontro, que visa o conhecimento de técnicas e tecnologias utilizáveis para a gestão dos riscos e dos desastres nos municípios, além da conscientização das comunidades da necessidade da percepção do risco como medida de prevenção dos desastres, teve seus convidados recepcionados pela banda marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho e a abertura realizada pelo Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca. “Gramado se alegra em receber este evento que fala de um tema tão relevante para os municípios. É com muito carinho que recebemos todos vocês e a apresentação da banda, que é um orgulho para a nossa cidade, mostra a nossa hospitalidade”, disse Fedoca.

O Encontro Regional ocorre anualmente, permitindo aperfeiçoar o processo de trabalho no setor e interagir com diversas áreas públicas e privadas (locais, regionais e nacionais) na busca da melhoria da percepção do risco. Agentes políticos, como prefeitos, autoridades, coordenadores estaduais de Defesa Civil, Corpos de Bombeiros Militares, membros dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento, gestores de escolas, professores e comunidade em geral estiveram em Gramado para o evento.

A iniciativa surgiu da Oficina Regional de Defesa Civil, que iniciou as discussões através de conferências municipais e intermunicipais. As atividades desenvolvidas fizeram com que um novo olhar fosse lançado, dando maior importância e respeito para o assunto quando se trata de prevenção de riscos e de desastres.

O encontro foi organizado pela Oficina Regional de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos, com realização da Prefeitura de Gramado, através do Gabinete do Prefeito, Secretaria de Planejamento e Secretaria de Turismo.