Encontro promovido pela UAB fala sobre a cultura africana

3
1965
Funcionária da Escola Municipal Padre José Sholl, Tia Pari preparou os pratos típicos para degustação. Foto: Manuela Teixeira/Prefeitura de Gramado.


O happy hour promovido pelo polo da UAB Gramado que aconteceu na última sexta-feira (10) teve como intuito compartilhar experiências, apresentar a cultura e quebrar estereótipos. O tutor à distância do curso, Lucas Bohrer Waltzer viveu um ano no país, que integra a África Ocidental.

Trajes e objetos trazidos da Guiné-Bissau por Lucas estavam à mostra durante o happy hour. Os participantes também puderam degustar comidas típicas do Senegal: frango com bagigue, doce de banana, arroz doce e cocada. O público ainda foi presenteado com um livro com as quatro receitas. Entre os presentes, estava um grupo de senegaleses que vive na região.

“Guiné-Bissau tem um dos IDHs – Índice de Desenvolvimento Humano mais baixos do mundo e uma história política marcada pela centralização do poder. Apesar disso, a cultura, a música, a literatura são aspectos muito positivos, bem como a vida em comunidade e o papel da família”, conta Lucas, que foi professor voluntário no Guiné-Bissau durante 2010 e 2011. Segundo ele, o português é a língua oficial do país, mas apenas 10% da população fala o idioma. “A maioria usa o dialeto crioulo guineense como primeira língua”, completa.

A degustação foi preparada pela merendeira Maria Aparecida Ferreira, conhecida como Tia Pari, com auxílio dos servidores do polo.  Funcionária da Escola Municipal Padre José Sholl, Tia Pari nasceu em Minas Gerais, morou no Amazonas e veio para o Rio Grande do Sul aos 9 anos de idade. “Algumas dessas receitas eu já conhecia. Meus bisavós foram escravos e sempre me interessei pela história, pela cultura africana”, conta ela.

O Curso de Aperfeiçoamento Uniafro – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola é ofertado a professores da rede pública de ensino, pela UFRGS. As aulas no polo UAB/Gramado iniciaram em setembro.



3 COMENTÁRIOS

  1. You’re so awesome! I don’t believe I’ve truly read through a single thing like that
    before. So good to find somebody with some genuine thoughts on this subject.

    Seriously.. thank you for starting this up. This site is something that is needed
    on the internet, someone with a little originality!

  2. Wonderful blog you have here but I was curious about if you knew
    of any discussion boards that cover the same topics talked
    about here? I’d really like to be a part of community where I can get comments from
    other experienced individuals that share the same interest.
    If you have any recommendations, please let me know.
    Appreciate it!

  3. You really make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be really something which I feel
    I might never understand. It sort of feels too complicated and extremely broad for me.
    I am having a look forward in your subsequent post, I will try to get the grasp of it!

Comments are closed.