Empatia no ambiente escolar

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Foto: Internet.


A palavra empatia para o senso comum pode ser simpatizar por alguém, mas é muito mais abrangente do que apenas gostar de um alguém. A empatia envolve três componentes, o afetivo, o cognitivo e os reguladores de emoções.

O afetivo baseia-se no sentimento de afeto, de ter vinculo com o outro e se colocar no lugar desse outro. O cognitivo é saber se colocar no lugar do outro, entender, criar estratégias de ajuda com esse outro.

O regulares de emoção é ter a percepção do problema de alguém, mas ser forte para poder ajudá -lo. Muitas vezes pensamos que para ajudar alguém é preciso sofrer e chorar junto com esse alguém, quando é justamente o contrário, precisamos ser fortes para fortalecer quem está com um problema, ou até mesmo em sua situação de euforia por algo! Saber se colocar no lugar do outro e o verdadeiro significado da empatia!

Nas nossas escolas muitas vezes temos alunos” problemas” que incomodam e muito. Ter a sabedoria de parar e ouvir esse aluno pra ver porque ele está apresentando esse comportamento, que pode ser apenas um sintoma de algo grave que está vivenciando, da muito mais resultados positivos do que a punição severa! A ameaça de chamar os pais, etc…

Uma criança ou adolescente que apresenta um sintoma de comportamento inadequado é porque algo de muito ruim pode estar acontecendo com ela! E preciso que haja mais empatia nas relações interpessoais, cotidianas, mas principalmente nas relações interpessoais dos nossos ambientes escolares.

Temos o hábito de nos preocupar com aquele educando, que faz de tudo para nos chamar a atenção, para nos desafiar, as vezes e só falta de limites e de atenção, mas muitas vezes pode ser um sintoma de algo grave por trás. Porém precisamos nos preocupar com aquele aluno quietinho, que não questiona, que não incomoda, que muito menos abre a boca para tirar suas dúvidas! Esse comportamento também é um sintoma de pedido de socorro muitas vezes!

Ter empatia para observar os diversos tipos de educandos, sem rotula-los é um atributo nobre de um educador!
Ter empatia também pra perceber quando um outro colega também educador, ou do apoio pedagógico está com sintoma de pedido de socorro também é fundamental no meio escolar.

Precisamos cuidar muito de nossas crianças e dos nossos adolescentes, mas principalmente precisamos cuidar dos nossos educadores e da equipe pedagógica. Afinal cada um da o que tem!

Se temos um problema sério para resolvermos como vamos dar algo positivo para alguém, por mais que tentamos disfarçar para os outros, se tiverem empatia por nós, irão perceber certamente!!!!