Eleições: Entenda sobre a regularização do título eleitoral

0
1295
Foto: Internet.


O dia das eleições deste ano está se aproximando e muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação a regularização do título de eleitor. De acordo com o Cartório Eleitoral de Gramado eleitores que deixaram de votar em até dois turnos consecutivos não têm quitação eleitoral (certidão que comprova que o cidadão não possui pendências com a justiça eleitoral), o que impossibilita de obter passaporte, ingressar em universidade, e pode ocasionar problemas no CPF.

Para regularização é necessário comparecer no Posto de Atendimento ao Eleitor, retirar e pagar a guia de multa e obter certidão de quitação eleitoral. Mesmo que esses eleitores não façam essa regularização, podem votar normalmente nestas eleições.

Eleitores que faltaram três turnos consecutivos

Os títulos dos eleitores que não justificaram ou comparecem nos últimos três turnos consecutivos estão cancelados. Nestes casos, o prazo para regularização está encerrado, foi até o dia 9 de maio de 2018. Além das consequências citadas no caso anterior, os eleitores também não poderão votar nestas eleições.

Se desejarem, essas pessoas podem comparecer no Posto de Atendimento ao Eleitor, retirar e pagar a guia de multa e obter uma certidão de quitação eleitoral provisória, válida até novembro deste ano, quando deverão comparecer novamente para regularizar seu título definitivamente.

Numeração de todas as seções eleitorais de Gramado trocaram neste ano

A numeração de todas as seções eleitorais de Gramado trocaram para este ano. Segundo o Cartório Eleitoral de Gramado, nos locais constará o número antigo e o número novo, para evitar confundir os eleitores. Além disso, os eleitores que votavam na Escola 25 de Julho este ano votarão na Casa da Juventude, que fica em frente ao Lago Negro, já que a escola está passando por reformas.

Confira a lista das seções na planilha abaixo:

Seções planilha completa

Seções exclusivas para justificativas

No dia 7 de outubro, haverão cinco mesas exclusivas para justificativas, nos seguintes locais: Expogramado, no Coreto da Praça Major Nicoletti, no CENEC, no Pavilhão da Prefeitura e na Escola Maximiliano Hahn. Para justificar ausência às urnas o eleitor pode ir em qualquer seção, mas segundo o Cartório de Gramado, nessas seções o atendimento deverá ser mais ágil, por serem exclusivas para essa finalidade. Para justificativa é necessário documento de identidade e número do título de eleitor.