Eleições 2020: confira a segunda parte da entrevista com Nestor Tissot

0
745
Foto: Divulgação.


O Portal Gramado News entrevistou os candidatos a prefeito de Gramado, abordando temas diversos. Confira a segunda parte da entrevista com o candidato Nestor Tissot.

Empresário e ex-prefeito de Gramado. Natural de Gramado e morador do bairro Várzea Grande, Nestor Tissot, de 62 anos, é casado há 34 anos com a empresária Jandira Wiltgen Tissot, de 55 anos. O casal é proprietário da Bonasoldi Distribuidora há 23 anos. Da união de 34 anos, nasceram Camila Caroline Tissot, de 31 anos, e Cindy Maíra Tissot, de 26 anos. Tissot foi vereador por dois mandatos de 1992 a 2000. Após, foi eleito por dois mandatos vice-prefeito ao lado de Pedro Henrique Bertolucci, o Pedro Bala. De 2005 a 2009 e de 2013 a 2016, Nestor foi eleito prefeito, ao lado de Luia Barbacovi. Nestor foi reconhecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2014 e 2016 como Prefeito Empreendedor com projetos ligados à Agricultura do município. Durante o período em que esteve à frente da Prefeitura, Nestor realizou a captação de R$ 86 milhões em projetos e emendas parlamentares de deputados, senadores e ministros.

GN – Qual sua visão sobre o saneamento básico de Gramado e como pretende ampliá-lo?

Nestor – Os gramadenses pagam muito e recebem muito pouco quase nada em contrapartida da Corsan. Por anos aguardamos investimentos em nossa cidade que em períodos de alto fluxo acaba ficando desabastecida, isso preciso acabar. Gramado é referência em vários aspectos e não poderia ser diferente, precisamos também ter um fornecimento de qualidade e o tratamento efetivo do esgoto produzido. Vamos fazer com que a estatal cumpra o contrato, caso contrário iremos buscar maneiras judicias para o cumprimento, além do mais, com o marco regulatório do saneamento básico é possível que a iniciativa privada assuma integralmente o fornecimento de água e o tratamento de esgoto. Precisamos cobrar a substituição das adutoras que são da década de 80, pois se tornaram ineficazes. Vamos tratar com diálogo, porém é preciso medidas a curto, médio e longo prazo. Precisamos pensar no bem de Gramado e da sua população.

GN – A mobilidade urbana é um dos problemas principais da cidade. Qual o planejamento para resolver essa situação?

Nestor – Com a aprovação do Plano de Mobilidade Urbana e a Agenda Estratégica pela Câmara de Vereadores vamos efetivamente tirar os estudos dos papeis e colocar em prática. A Mobilidade Urbana será um dos principais pontos de nossa administração. Durante os governos Progressistas, principalmente nas gestões Nestor e Luia, Gramado recebeu vários projetos viários, incluindo o maior deles, a perimetral que liga os bairros Três Pinheiros e Casagrande, dando fluidez ao trânsito e se tornando uma opção para moradores e turistas. A partir de 2021 queremos dar segmento a grandes obras viárias com a continuação dos projetos adormecidos dos eixos dos quadrantes do anel viário de Gramado, interligação da rótula do bairro dos Três Pinheiros pelo Vale do Quilombo direcionando todo o trânsito para quem vai aos municípios vizinhos sem ter que passar pelo Centro. E, também a Interligação do quadrante do Alphaville com o bairro Piratini. Vamos implementar e aperfeiçoar as ciclovias e fomentar a instalação de novos ciclos, além de dividir a eficiência em mobilidade em três estágios, curto, médio e longo prazo. Para desafogar as principais ruas do Centro da cidade é indiscutível a remoção da Prefeitura, agências bancárias e escolas, além da criação de dois terminais turísticos, sendo um na Várzea Grande e outro na ERS-235, entre Gramado e Nova Petrópolis, evitando assim a entrada de ônibus de passeio na área central e o alto fluxo de automóveis em horários de pico. Nossa secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana terá um papel fundamental, para que tenhamos a garantia de mobilidade os agentes de trânsito estarão ativamente nos principais acessos ao município garantindo assim a fluidez e a segurança de motoristas e pedestres.

GN – Quais seus planos para o incentivo aos esportes e apoio aos esportistas?

Nestor – Gramado transformou um espaço que era usado para depósito de lixo em um ginásio Esportivo, o Perinão construído pelas administrações Progressistas é a mostra que investimos e ainda iremos investir muito em esportes e na pratica esportiva. Com a conclusão do ginásio da Vila Olímpica vamos atrair para Gramado eventos esportivos das mais variadas modalidades, aliás investir em espaços esportivos é uma de nossas marcas, construímos vários espaços, praticamente em todos os bairros e aqueles que por ventura ainda não possuem, vamos trabalhar para realizar a construção. Investir nos esportes é a garantia de uma sociedade mais saudável e por isso vamos trabalhar em conjunto para possamos implantar praticamente todas as modalidades esportivas. Gramado é referência em vários aspectos e poderá também se tornar nos esportes, inclusive com a remodelação de nossas competições, precisamos fazer o gramadense vibrar novamente acompanhando uma partida de futebol, futsal, vôlei ou mesmo na disputa nas artes marciais. Ouço muitas vezes que determinado esportista não conseguiu viajar para representar Gramado pela falta de recursos, ora se vamos incentivar a pratica esportiva o mínimo que a prefeitura pode oferecer é apoio para Gramado seja representada Brasil ou mundo afora. Os estudantes que estiverem escritos nas modalidades esportivas terão acesso integral, além de transporte e alimentação. Vamos investir nos atletas do futuro.

GN – Para os artistas e a área cultural de Gramado, como o seu plano de governo irá apoiar e incentivar este setor?

Nestor – A cultura é fundamental para a criação do senso de pertencimento e senso crítico. Não à toa a classe cultural gramadense é tão atuante, visionária e engajada. Como eixo central do nosso Pano de Governo, propomos usar como diretriz para a área, o amplo e profundo estudo que culminou na elaboração de um Plano Municipal de Cultura, traçado para implementação total em um período de 10 anos. Em nosso governo vamos resgatar a valorização cultural de nossa cidade. Serão realizados investimentos na preservação de nossa história material e imaterial, além do incentivo e promoção de atividades culturais e inserção de artistas em todos os eventos oficiais do município de Gramado. Vamos firmar parcerias com instituições de pesquisa com o objetivo de consolidar um sistema de informações e indicadores culturais, disponibilizando dados e informações em linguagem inteligível e interativa. Um mapa digital da cultura e um aplicativo serão desenvolvidos oferecendo informações diárias sobre atividades e eventos culturais na cidade, oportunidades para artistas e produtores, locais, agenda dos equipamentos culturais do município. Além da recuperação do Lago Joaquina Rita Bier e outros espaços culturais, vamos criar novos espaços multiculturais.

GN – Em relação a educação, quais serão suas medidas?

Nestor – Cuidar da educação é cuidar do presente e do futuro. É investindo com sabedoria e qualidade na educação que vamos garantir que Gramado siga sendo uma cidade com excelente qualidade de vida, emprego e segurança. Além disso, é fundamental que valorizemos o servidor da educação, que tem papel tão importante na construção do futuro de uma sociedade. Vamos fazer investimentos acima do teto constitucional, realizando a ampliação, construção e melhoramento dos espaços que abrigam os estudantes, além de proporcionar aos estudantes o contraturno, incentivando a pratica esportiva, artística e o preparo dos jovens para o mercado de trabalho. Os profissionais de educação serão assistidos pelo governo municipal, afim de garantir toda qualidade necessária para a oferta da educação e ensino para nossas crianças e jovens. A Universidade Aberta do Brasil vai possibilitar a ampliação dos cursos já existentes para que sejamos também case de sucesso na educação universitária. Tenho recebido inúmeros pedidos de pais sobre a construção de novas escolas infantis e isso estará alicerçado em nosso governo, inclusive com aquisição de vagas em instituições particulares, os pais precisam trabalhar para garantir o sustento das famílias e nós como pode público vamos fazer garantir os direitos de nossa população.

GN – Na sua opinião, como buscar o progresso e desenvolvimento de Gramado aliado a preservação ambiental?

Nestor – Com medidas especificas que precisam ter início dentro da própria Prefeitura, através da pacificação entre as Secretarias de Planejamento, responsável pela liberação de projetos, e a de Meio Ambiente. Teremos várias frentes. Quanto ao lixo é preciso recuperar, modernizar e operacionalizar a usina de triagem, elaborar um Plano Municipal de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos e colocar lixeiras subterrâneas, na área central. O Plano Saneamento Básico será implantado de forma plena. Um plebiscito tratará das questões da Corsan; um estudo, no Parque dos Pinheiros, buscará resolver, em definitivo, a questão da falta d’água, bem como a substituição e duplicação das adutoras. Um projeto de ampliação da capacidade e modernização das estações de tratamento de esgoto e um programa educacional contínuo de conscientização serão criados. Vamos incentivar o uso de energia fotovoltaica, ampliar os programas de educação ambiental, realizar ações efetivas de limpeza e proteção de nossos rios; criar campanhas de valorização das hortênsias e implementar um projeto de arborização com parcerias privadas. Ainda, teremos ações de proteção aos animais.

GN – Porque o eleitor deve votar em você para prefeito?

Nestor – Pelo simples fato de aquilo que eu prometo eu cumpro, diferentemente de muitos políticos que lembram da população somente 45 dias de quatro em quatro anos. Talvez poucos lembrem de nossos planos de governo antigos, mas tudo aquilo que nos comprometemos com a população cumprimos, aliás fomos além. Proporcionamos aos gramadenses moradia digna, saúde, educação, segurança, empregos, renda e muitas obra. Tivemos a oportunidade de captar R$ 87 milhões em recursos federais, além de pavimentar mais de 100 quilômetros de ruas de nossos bairros e interior. Levamos água, construímos centenas de quilômetros de drenagem pluvial e a maior e mais importante obra, a revitalização da Borges de Medeiros. Muito já construímos ao longo de oito anos como prefeito, mas eu sinto que muito ainda precisa ser feito. Quero ser o responsável por ofertar aos Gramadenses um tratamento digno e igualitário, alicerçados com serviços básicos garantidos. Já acertamos Luia e eu, que a partir de 2021, o vice-prefeito terá um papel fundamental, ele terá os mesmos poderes que o prefeito, vai estar sob sua responsabilidade o atendimento à população e a solução dos problemas nos dias que eu estarei ausente. Luia terá diálogo aberto para conversar com todos os secretários, afim de garantir que à população deixe a Prefeitura com as demandas atendidas. Faremos uma gestão compartilhadas para melhor atender e servir nossa comunidade.

GN – Uma mensagem aos que votam e residem em Gramado.

Nestor – Querido irmão e querida irmã gramadense, vivemos em um período de escolhas, não pela velha ou nova política, não pelo certo ou errado, mas sim pela capacidade de administrar Gramado. Provamos durante oito anos que temos capacidade de gerir Gramado não para uma determinada pessoa ou grupo político, mas sim para todos os gramadenses, seja nato ou aqueles que escolheram nossa encantadora cidade para viver. Luia e eu vamos administrar Gramado com um único propósito, servir à população. Luia será meu braço direito, será o interlocutor entre a população e o secretariado, ninguém, absolutamente ninguém que se dirigir até a Prefeitura sairá de lá sem respostas, todos serão bem atendimentos e os problemas revolvidos. Luia e eu não temos problemas de ego ou vaidade, tampouco temos resquícios de mágoas, muito pelo contrário, somos amigos e estamos na política com um único objetivo, servir aos gramadenses. Estamos habilitados para administrar Gramado por mais quatro anos e gostaria de deixar registrado que todas as promessas colocadas em nosso Plano de Governo serão cumpridas integralmente para isso o diálogo entre Prefeitura e comunidade será constante. Mas para que tudo isso ocorra peço o teu voto no dia 15 de novembro, vote 11, vote em quem promete e faz, afinal muito já fizemos e com o teu voto, muito ainda vamos fazer. Forte abraço a todos e até a vitória.