Educação abre ano letivo em Gramado com inauguração e palestras

0
581
Prefeito Fedoca, diretora Mariluse Mella, vereador Rafael Ronsoni e secretária Gilça Silva. Foto: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado


A abertura do ano letivo de 2019, da rede pública municipal, ontem à noite, 18, teve uma atração especial: a inauguração do auditório da Escola Senador Salgado Filho, no Bairro Piratini. O investimento foi de R$ 1,5 milhão e o espaço tem capacidade para 450 pessoas sentadas e salas para oficinas.

Diretora da Escola Senador Salgado Filho (a maior do Município) há 10 anos, a professora Mariluse Mella considerou o auditório inaugurado como a grande conquista da Educação nos últimos anos.

“Um legado aos nossos estudantes, que manterá a cultura, conhecimento e a educação para muito além da sala de aula, de forma enriquecedora. Tomara que mais governantes tenham iniciativas nesses empreendimentos.” destacou.

A secretária da Educação, Gilça Silva, lembrou que a decisão de fazer a obra começou em 2017, buscando recursos para sua execução, e explicou que o ambiente servirá como espaço de estudo, cultural e atendimento de alunos em turno integral.

– Tenho que agradecer às pessoas que ajudaram a tornar esse sonho uma realidade – disse.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Ronsoni (Progressistas), elogiou o novo espaço educacional do Bairro Piratini e os professores da rede pública municipal, estes pela importância na formação do aluno nas séries iniciais, base para a vida e a universidade.

COMPROMISSO

Em tom de quem paga uma promessa eleitoral, o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) afirmou que foram poucos os casos em que assumiu compromissos com eleitores em 2016, mas que, a construção do auditório da Escola senador Salgado Filho, havia sido um deles.

– Nunca escondi minha simpatia por esta região, pelo Piratini, Floresta, por esta gente que forjou, ajudou no desenvolvimento da nossa cidade. E mais agora, vendo esse fruto (auditório) podendo saciar o conhecimento de muitas pessoas, de muitas crianças – exaltou.

PALESTRAS

A professora em Santo Antonio da Patrulha, Josélia Maria Lorene Fraga, especialista e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, gestora pública da Educação por 10 anos, desenvolveu o tema relacionado à Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

A consultora Anne Karine Krause palestrou sobre educação, criatividade, trabalho em equipe, diversidade, relações humanas e começo de um novo ano com vontade, entusiasmo, apesar das dificuldades que a profissão possa apresentar.

O encontro reuniu professores, servidores, autoridades, pais e lideranças comunitárias.

Hoje, 19, a partir da 18h30, o evento prossegue no auditório da Escola Senador Salgado Filho, desta vez direcionado à educação infantil.