DP de Canela recupera objetos e veículos obtidos por estelionato via internet

0
2022
Policiais recuperarm veículos de corrida como "gaiola" e um kart. (Fotos: Polícia Civil)


A Polícia Civil de Canela realizou uma operação na cidade de Caxias do Sul no sábado, dia 20. O objetivo da mobilização policial era recuperar veículos e objetos de alto valor obtidos por criminosos de vítimas canelenses através da internet. O golpe, segundo apurado pela Seção de Investigação da DP canelense, consiste em o criminoso encontrar uma vítima que esteja vendendo algo pela web geralmente em sites e aplicativos como OLX e Mercado Livre.

Mostrando-se interessado em comprar o produto, o criminoso simula o pagamento, geralmente encaminhando via aplicativo whatsapp um comprovante de transferência bancária (TED) falso ou realizando o pagamento em caixa eletrônico com cheque roubado ou envelopes vazios. A vítima, acreditando ter recebido o valor pela venda, faz a entrega do bem, ficando, no entanto, no prejuízo.

Na ação policial de sábado, a Polícia Civil de Canela, com apoio da Polícia Civil de Caxias do Sul (3ª DP e DEFREC), cumpriu mandado de busca e apreensão naquela cidade, sendo recuperados e apreendidos diversos veículos e produtos obtidos através de estelionatos praticados por bandidos por meio da internet. Foram recuperados veículos de corrida tipo “gaiola” e kart, sendo um de vítima canelense, e apreendidos veículos, inclusive uma BMW de luxo, e uma máquina de costura.

Durante as buscas, os policiais civis identificaram diversos criminosos pertencentes à organização especializada em golpes dessa natureza.

Delegado recomenda cuidados

O delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela, destacou que se trata de importante operação policial, especialmente porque resultou na recuperação e apreensão de diversos bens, somando-se um valor aproximado de R$ 200.000,00. A autoridade policial enfatizou o comprometimento dos policiais civis, que estiveram em Caxias do Sul para a ação policial em um sábado, durante a folga, sendo excelentes os resultados obtidos, tanto pela recuperação dos bens, quanto pela identificação dos criminosos.

A Polícia Civil de Canela orienta que, ao anunciar pela internet, o vendedor somente faça a entrega do produto após a confirmação do efetivo recebimento dos valores, esclarecendo que, para induzir as vítimas em erro, os criminosos fazem as transações fora do período de funcionamento dos bancos, seja à noite ou finais de semana, dificultando que sejam verificados os saldos de forma correta ou mantido contato com o gerente da conta bancária.

Confira imagens da operação realizada em Caxias do Sul.