Domingo é comemorado o Dia Internacional do Turismo

0
634
Foto: Fernanda Fauth.


Instituído pela Organização Mundial do Turismo, domingo, dia 27, é comemorado o Dia Mundial do Turismo. A data foi estabelecido pela terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos (Espanha), em setembro de 1979. Nesta ocasião, Gramado já despontava como ícone do turismo nacional com sua hospitalidade e eventos.

Desde a sua emancipação em 1954, a cidade despertava para esta atividade econômica, principalmente através de hotéis e eventos. Essa vocação foi assimilada pela iniciativa privada e tem o reconhecimento do poder público. O trade turístico é formado hoje por parques temáticos, museus, mais de 300 restaurantes, 38 fábricas de chocolate e mais de 400 hotéis e pousadas. Essa estrutura é cercada de atrações naturais como o Lago Negro, Parque dos Pinheiros e Parque das Orquídeas, entre outros.

Neste momento de comemoração, a Secretaria de Turismo de Gramado destaca o espírito empreendedor e cooperativo do trade turístico gramadense, que neste ano tem redobrado esforços para que a economia mantenha-se aquecida. Nos últimos dez anos mais de 20 novos empreendimentos turísticos surgiram na cidade, principalmente parques temáticos. Soma-se a isso a diversidade gastronômica, do galeto ao primo canto, pizzas (com destaque para as casas tematizadas) e o clássico fondue.

Todo o esforço do trade turístico é recompensado com premiações como o quinto melhor destino do mundo em 2020 (Trip Advisor), pela quarta vez melhor destino de inverno do país (Revista Viagem), um dos destinos mais seguros do país em 2020 (Melhores Destinos), entre outros. A rede hoteleira do município também se destaca no país e no mundo estão situados em Gramado os três primeiros hotéis mais bem avaliados do país e cinco entre os mais bem avaliados do mundo (Trip Advisor 2018).

São essas credenciais que colocam Gramado no topo do turismo brasileiro.